Raízen e Wilmar anunciam nova joint venture para originação e exportação de VHP

São Paulo e Singapura, 4 de outubro de 2016 - A Raízen, maior exportadora de açúcar do mundo, e a Wilmar International - uma das maiores tradings do produto - anunciam a criação de uma joint venture para a originação e exportação do açúcar VHP (very high polarization). A RAW (Raízen and Wilmar) terá participação de 50% de cada empresa e foi formada para suprir a crescente demanda pelo produto nacional no mercado global, unindo a ampla produção da Raízen com a experiência de comercialização da commodity por parte da Wilmar.

Toda a produção de cerca de três milhões de toneladas por ano de VHP da Raízen será exportada pela RAW junto com a originação existente da Wilmar no Brasil. Isso fará com que a RAW se torne uma das maiores exportadoras do açúcar brasileiro para o mundo, com um volume de saída total anual de cerca de 4,5 milhões de toneladas.
A joint venture unirá este volume significativo de exportação com a extensa carteira de clientes da Wilmar em distintos mercados do mundo e permitirá que a Raízen consolide ainda mais sua posição de liderança no mercado brasileiro.

 “Nossa principal motivação é dar mais retorno a nossos ativos de produção com o reforço da nossa presença no mercado internacional. E isso será feito por meio dessa parceria estratégica no segmento de trading com uma empresa de grande conhecimento do setor”, informa Leonardo Gadotti, presidente do Conselho de Administração da RAW e vice-presidente executivo de Logística, Distribuição & Trading da Raízen.

Quem assume a posição de CEO (Chief Executive Officer) da nova joint venture é Jean-Luc Bohbot, que também é o CEO da Divisão de Açúcar da Wilmar International. Para ele, a RaW irá oferecer um alto nível de serviço e informação aos clientes na origem no Brasil, assim como nos distintos mercados no mundo. “Nosso projeto é um novo passo para melhorar ainda mais nossa operação no mercado global de açúcar, baseado na união dos conhecimentos complementares da Raízen e Wilmar e suas respectivas posições de liderança nos mercados em que cada uma já atua”, explica.
A RAW terá sede em Singapura, na Ásia, e irá conduzir a sua originação de açúcar no Brasil por meio de uma subsidiária, na cidade de São Paulo. Todas as aprovações regulatórias necessárias já foram obtidas.

Sobre a Raízen

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2.8 TWh de energia elétrica. A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Raízen nas redes sociais

X

Exportações Fraudulentas de Açúcar

A Raízen alerta seus clientes e público em geral sobre tentativa de terceiros não autorizados realizarem exportações fraudulentas de açúcar em seu nome. Reforçamos que o canal de comunicação com a empresa é o e-mail sugar.export@raizen.com e que não anunciamos açúcar no site alibaba.com.

Caso qualquer pessoa e/ou empresa faça contato por e-mail diverso informando que representa a Raízen, e/ou qualquer empresa do seu grupo econômico, para exportação de açúcar, não realize a transação e informe imediatamente para Auditoria.Interna@raizen.com.

X

Sugar Fraudulent Exports

Raízen warns your clients and the general public about the attempt by unauthorized third parties to perform sugar fraudulent exports on its behalf. We emphasize that the communication channel with company is the e-mail sugar.export@raizen.com and that we do not advertise sugar on web site alibaba.com.

If any person and/or company makes contact by other e-mail informing that he or she represents Raízen, and/or any company of Raízen’s economic group, concerning sugar exports, do not perform the transaction and immediately report to Auditoria.Interna@raizen.com.