A Raízen segue padrões de excelência operacional para ampliar os resultados com sustentabilidade e menor custo. Desse modo, aplicamos os valores de respeito ao próximo e ao meio ambiente enquanto buscamos soluções sustentáveis em energia. Conciliar um padrão de excelência com o desenvolvimento econômico da empresa é uma tarefa árdua que nos move e incentiva. Para gerar a energia do futuro, hoje, e expandir nossos negócios para o mundo, apostamos na inovação, na tecnologia e na eficiência dos nossos processos e funcionários. Conheça alguns mecanismos que nos ajudam a seguir neste caminho e são consequência da nossa performance sustentável:

Bonsucro

A Bonsucro é uma iniciativa global dedicada a elevar a sustentabilidade do setor sucroenergético, através da certificação de atividades agrícolas e industriais de modo a garantir atendimento aos mais relevados critérios ambientais, sociais e econômicos para a produção de cana-de-açúcar e seus derivados enquanto reconhece a necessidade da viabilidade econômica.

A partir da certificação Bonsucro, a Raízen confirma a sustentabilidade dos processos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar com base em parâmetros da União Europeia, considerando as dimensões econômicas, ambientais e sociais. Fomos a primeira empresa a certificar uma unidade de produção junto ao Bonsucro.

Em 2016, conquistamos a certificação nas unidades Benálcool, Mundial e Tarumã – totalizando 16 unidades produtoras com o selo, o que representa quase 30 milhões de toneladas da nossa cana-de-açúcar. Estimamos fechar a safra 2017/2018 com três novas unidades certificadas.

Veja no mapa quando unidades da Raízen obtiveram o primeiro certificado.

 

Unidades certificadas

  • MARACAÍ – Certificação em: 14/07/2011

  • COSTA PINTO - Certificação em: 12/12/2011

  • JATAÍ - Certificação em: 12/03/2012

  • BONFIM - Certificação em: 15/11/2012

  • UNIVALEM - Certificação em: 13/03/2013

  • GASA - Certificação em: 19/12/2012

  • DOIS CÓRREGOS - Certificação em: 21/10/2013

  • JUNQUEIRA - Certificação em: 08/11/2013

  • SERRA - Certificação em: 09/01/2014

  • DESTIVALE - Certificação em: 23/12/2014

  • DIAMANTE - Certificação em: 23/12/2014

  • ZANIN - Certificação em: 22/12/2015

  • PARAGUAÇU - Certificação em: 12/01/2016

  • COSTA PINTO E2G – Certificação em: 08/06/2015

  • TARUMÃ – Certificação em: 21/12/2016

  • MUNDIAL – Certificação em: 28/12/2016

  • BENÁLCOOL – Certificação em: 28/12/2016

Registro EPA e CARB

Seja em produtos, seja em serviços, a Raízen trabalha para alcançar a excelência em tudo o que oferece aos seus clientes. A companhia possui as principais certificações que garantem a rastreabilidade da produção e a qualidade dos produtos. A Raízen também investe em iniciativas para se antecipar às necessidades dos mercados em que está presente, atuando no âmbito nacional e internacional para se adequar às legislações e atender clientes cada vez mais exigentes.

É o caso da Agência de Proteção Ambiental – EPA, sigla em inglês – americana, cujo registro é exigido para qualquer empresa que deseja exportar etanol para os Estados Unidos. A certificação atesta o nosso etanol como um combustível avançado que cumpre com todos os requisitos ligados a redução de emissão de gases de efeito estufa.

A Raízen também atende aos requisitos estabelecidos pela Califórnia, nos Estados Unidos, que exige padrões ambientais mais rigorosos e registros específicos para cada usina que exporta etanol, atestando desde o cultivo da cana-de-açúcar até o transporte do etanol para o destino final, na Califórnia. Além disso, mais recentemente, o etanol de segunda geração da Raízen obteve a certificação internacional em sustentabilidade e carbono (ISCC), que assegura conformidade com os parâmetros da Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC) da União Europeia para produção sustentável.

Ao todo, 22 unidades da Raízen são registradas na EPA, 12 no CARB e a planta de etanol de segunda geração no ISCC.

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa 

Conscientes de que existem emissões de GEE associadas, direta ou indiretamente, a nossas operações, monitoramos seu comportamento através do Inventário Anual de Emissões de GEE. Este levantamento representa o primeiro passo de qualquer companhia no controle de suas emissões, uma vez que um diagnóstico preciso é a chave para a gestão de qualquer variável. É através do inventário que conseguimos avaliar as principais fontes emissoras e planejar como podemos mitiga-las através do aprimoramento contínuo em nossas operações.

Pelo sexto ano consecutivo, auditamos e publicamos nosso inventário de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol – braço local da principal referência internacional para quantificação de emissões corporativas. Dessa forma, mantemos nosso objetivo de monitorar as emissões e nosso compromisso com a qualidade e transparência desse resultado.

Política de qualidade e segurança de alimentos

Ética, valorização e aperfeiçoamento constante são alguns dos princípios que estão conectados a tudo o que somos e fazemos. Clique aqui e veja, na íntegra, a nossa política de qualidade e segurança de alimentos.

Certificações

  • ISO/IEC - 17025

    Norma internacional para padronização de testes laboratoriais aplicável a laboratórios de calibração e ensaio, acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

  • ISCC

    Certificação internacional em sustentabilidade e carbono (ISCC), que assegura conformidade com parâmetros da União Europeia para a produção sustentável na Diretriz da Energia Renovável (RED) (EU-RL 2009/28/EC). Detemos o certificado para o nosso etanol de segunda geração.

  • OHSAS 18001

    Certifica o Sistema de Gestão e Saúde Ocupacional nos terminais de distribuição.

  • NBR ISO 14001

    Certifica o Sistema de Gestão Ambiental nos terminais de distribuição.

  • NBR ISO 9001

    Norma reconhecida internacionalmente que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), comprovando nossa capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de clientes e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis.

  • KOSHER

    Certificação internacional que assegura padrões de produção de acordo com as leis judaicas de alimentação (Kashrut).

  • HALAL

    Certificação internacional que assegura padrões de produção de acordo com as leis islâmicas de alimentação (Halal).

  • FSSC 22000

    Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, reconhecida pelo Global Food Safety Initiative (GFSI), baseado nos requisitos da ISO 22000 e da ISO/TS 22002-1.

  • Environmental Protection Agency (EPA)

    Registro na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – exigência para a comercialização de biocombustível de etanol naquele país.

  • California Air Resources Board (CARB)

    Entidade regulatória da Califórnia (EUA) que supervisiona a conformidade da produção e do transporte de combustível alinhada ao Padrão de Combustível de Baixo Carbono (Low Carbon Fuel Standard), vigente naquele estado.

  • Bonsucro

    Confirma a sustentabilidade dos processos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar com base em parâmetros da União Europeia, considerando as dimensões econômica, ambiental e social.

Raízen nas redes sociais