Social Artigo

Cultura Raízen: como é trabalhar na empresa?

Buscamos traduzir a nossa cultura para o mercado a fim de trazer as pessoas certas para o lugar certo! Venha desbravar um pouco sobre o nosso jeito de ser e se inspirar com a gente.

Por: Marília Lazzeri Data: 24/11/2023 Tempo de leitura: 13 Minutos

São todas as nossas experiências (e os sentimentos que elas nos geram) que nos moldam como profissionais e como pessoas. Sou Marília Lazzeri, Head de Cultura, Diversidade e Employer Branding da Raízen, e aprendi na prática como experiências boas e outras mais desafiadoras nos desenvolvem e nos conectam com nossos valores pessoais.

Em meus 11 anos de empresa atuei em diferentes projetos, com muita troca, muitos acertos, erros e com muito, mas muito aprendizado prático. Cultivei relações valiosas, cresci em muitos sentidos e me identifiquei com os valores da Raízen, que de certa forma acabaram se misturando com os meus.

Quando cheguei aqui, em 2012, a empresa era relativamente nova (a formação da Raízen aconteceu em 2011) e apesar de já ter grandes negócios consolidados, de ter mais de 40 mil colaboradores, era como uma grande startup, uma empresa com uma história nova pra construir e um grande potencial de crescimento a ser explorado. Tudo isso fez com que uma cultura de muita realização, colaboração, inovação e respeito começasse a ser instaurada.

Me identifico com você, que busca por novos desafios e uma conexão verdadeira com uma empresa, por isso esse artigo tem como objetivo te apresentar a cultura Raízen e o nosso jeito inovador e transformador de conectar pessoas, valores, sonhos e sustentabilidade. Porque são os valores que nos fazem escolher ir e ficar numa empresa e, mais do que isso, crescer e se transformar!

Vamos lá?

 

O que a Raízen faz e como ela impacta o mundo?

Para falar de cultura Raízen, precisamos evidenciar o impacto na comunidade de tudo o que construímos por aqui. Hoje somos uma potência energética, com mais de 46 mil colaboradores e 15 mil parceiros, e juntos trabalhamos para levar a energia para todos os cantos.

E uma coisa que brilha os olhos é que aqui levamos muito a sério a cadeia sustentável e estendemos a atuação Raízen para um propósito verdadeiramente transformador, o de redefinir o futuro da energia.

Nossa atuação inclui a produção e distribuição de energia, além da distribuição de combustíveis por meio dos postos Shell – a marca licenciada pela Raízen no Brasil, Argentina e Paraguai. Além disso, outras grandes marcas fazem parte do nosso ecossistema, como Shell Box, Shell Select, Shell Café, OXXO e Shell Lubrificantes.  

Em todas as frentes colaboramos para um impacto positivo, que reflete no desenvolvimento da comunidade e no crescimento profissional das nossas pessoas.


Diversidade e inclusão é coisa séria!

Para nós, ter um ambiente de respeito onde as pessoas podem ser quem elas são, é um compromisso sério, um movimento que gera oportunidades para todos. Ter um time diverso faz bem para as pessoas, faz bem para a sociedade e faz bem para os negócios.

E essa nossa jornada pela diversidade se iniciou com a frente de equidade de gênero. A partir de um diagnóstico do ambiente Raízen começamos o trabalho de capacitação da liderança, assinamos o acordo ONU Mulheres, nos tornamos parceiros do Movimento Mulheres 360º, criamos grupos de afinidades, passamos a discutir outros grupos minorizados e colocamos em prática um plano estratégico de diversidade e inclusão.

Para tornar tudo isso realidade, atuamos orientados por nosso Comitê de Diversidade e Inclusão e pelo Comitê de Sustentabilidade (ESG), que reúne nossa alta liderança para validar nossa estratégia e direção, conectando com a estratégia de longo prazo da organização.

Hoje vemos o quanto avançamos na agenda considerando nosso cenário inicial, nosso setor e o mercado. No último Censo de D&I, realizado em 2022, a maioria do nosso time respondeu que acredita que a Raízen trabalha D&I por fazer parte dos seus valores, da sua Cultura, e reconhecem os avanços e ações práticas que já transformaram nosso ambiente.


Cultura Raízen: como esse ambiente pode influenciar no seu desenvolvimento profissional e pessoal

Para mim, para além das relações que construí e de tudo que aprendi, um momento muito marcante foi quando vivi minha maternidade na Raízen. Me tornei a mãe do Dudu em 2017 e, assim como para tantas outras mães, foi um momento muito especial e de muita mudança e incerteza na minha vida. E no meio de todo o turbilhão de emoções que eu sentia, a minha liderança e todos os meus colegas de trabalho me acolheram para muito além do “protocolo”. Talvez eles nem façam ideia do quanto isso me fortaleceu.

Hoje tenho a certeza de que eu estava no lugar certo para viver não só este momento pessoal, mas também para me desenvolver de tantas outras formas.

Aqui na Raízen, todos os dias somos desafiados a nos posicionar como protagonistas de nossas carreiras e recebemos muito apoio e incentivo para tal. Não é à toa que a Raízen possui o título de um dos melhores lugares para trabalhar de acordo com o Great Place To Work (GPTW), pelo terceiro ano consecutivo, além de tantas outras premiações que participamos só esse ano.

Então, se você está em busca de uma jornada inspiradora, muitos desafios, valorização do seu trabalho e potencial, atuando como parte essencial de um time inovador, a Raízen é o lugar certo para você. Para te ajudar a entender essa cultura na prática, adotamos uma RAIZ forte. Veja só como isso funciona:

Realizamos agora, olhando para o futuro

Temos visão de futuro e um propósito transformador: redefinir o futuro da energia. Nossa energia em constante movimento potencializa a vida na busca de uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável. Sustentabilidade é a nossa forma de transformar o mundo e é indissociável e inegociável. Estamos atentos, hoje, às complexas demandas e necessidades do planeta, mas focados nas oportunidades do amanhã .

Além disso, somos uma empresa com um modelo de negócio único, integrado e bem sucedido. Trabalhamos para combinar propósito com resultados que geram impacto positivo.

Ampliamos o melhor de cada um

Por aqui você não é só uma peça na engrenagem, somos parte vital da inovação energética sustentável e sabendo disso, nos sentimos protagonistas de um espírito colaborativo e realizador.

Todos os dias aprendemos ou ensinamos algo novo e isso só é possível graças a cultura de amplificar o nosso potencial. Seja por ações desenvolvidas pela Raízen, ou no dia a dia, com as relações que criamos, nosso potencial é reconhecido e instigado.

Ao ampliar o melhor de cada pessoa, também falamos de promover o respeito, a inclusão e a diversidade. Evoluímos para ter a diversidade cada vez mais representada e com seu valor ainda mais potencializado em nosso time. Quando potencializamos as diferenças que nos fazem únicos, todos ganhamos.

Incentivamos o olhar questionador

Somos inquietos e nos posicionamos como questionadores do mundo e isso também é parte da cultura Raízen. Todos somos capazes de enxergar novas possibilidades, das mais simples às mais complexas, todo novo questionamento é uma oportunidade de inovar.

Gostamos de trilhar nosso próprio caminho sem esperar cenários ou condições perfeitas. Desafiamos para evoluir constantemente e com responsabilidade. Agimos com a vontade de crescer junto com aqueles que também se movimentam com a gente. Todo esse cenário gera oportunidades para os nossos negócios, nosso time e nosso entorno.

 

Zelamos por relações produtivas

Por aqui você também colabora ativamente para o desenvolvimento e aprendizado dos grupos como um todo. Nosso ecossistema atua de forma colaborativa, com trocas produtivas, sempre mantendo o respeito, a ética e a parceria.



Saiba como se tornar protagonista aqui na Raízen

Quando a chave girou, peguei as “rédeas” da minha carreira e do meu desenvolvimento profissional. Ambição e inquietude também tem seu espaço de direito aqui na Raízen. Nós nos questionamos e não esperamos as condições perfeitas para encontrar as melhores soluções.

E oportunidades é o que não faltam. Quer ver alguns exemplos? A seguir alguns dados dos nossos Programas de Talentos.

Entre 2022 e 2023, 65% das pessoas estagiárias foram efetivadas e percebemos um crescimento na representatividade de mulheres efetivadas neste programa, sendo hoje mais da metade. Esse resultado é ainda melhor no Programa de Trainee, em que 100% dos talentos participantes foram efetivados e, de novo, a representatividade de mulheres também vem crescendo, sendo hoje muito mais da metade dos participantes.

Como você agora já sabe, na Raízen acreditamos que promover respeito, inclusão e diversidade dentro e fora da empresa também é nosso compromisso. Afinal, todos ganham quando potencializamos as diferenças que nos fazem únicos.

Por isso, firmamos um compromisso público de alcançar, ao menos, 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025.

Pensando nesse protagonismo, não dá para deixar de fora quem soma isso a colaboração e parceria com o time. Nada por aqui se constrói sozinho e neste 11 anos de Raízen eu aprendi que as conexões diversas que fazemos podem nos levar muito mais longe.

Um grande exemplo disso são os Transformadores, grupos de afinidades construídos por colaboradores de diversas regiões e negócios, que representam 4 grupos minorizados (LGBTQIAP+, Negros, Pessoas com Deficiência e Mulheres) e que se unem para discutir como alavancar a pauta dentro da organização alinhado a estratégia macro de Diversidade e Inclusão e ESG. Hoje estes grupos são responsáveis por promoverem ações e iniciativas para toda a organização.

Quer saber mais? Leia: Diversidade e respeito estão na raiz de tudo!



Como se tornar um talento Raízen?

Espero que até aqui eu tenha conseguido trazer um pouco do nosso jeito de ser. E se esse jeito de ser fez sentido pra você, confira nossas vagas, acesse nossa página de carreiras que sempre tem novidades.

Acesse a nossa PÁGINA DE CARREIRAS, encontre aquela que tem mais a ver com você e se inscreva

Venha redefinir o futuro da energia com a gente!

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!