Governança Social

Liderança Corporativa: Impacto e Importância

Entenda como a liderança corporativa se alinha com objetivos e metas da empresa e mobiliza recursos para inspirar e motivar a equipe.

Por: Times de Comunicação Corporativa e Gente da Raízen Data: 23/06/2023 Tempo de leitura: 10 Minutos

Você conhece o papel da liderança corporativa? Para ocupar essa posição, é necessário preencher uma série de atributos, estar preparado para assumir grandes responsabilidades e compreender a importância desse papel para a empresa.

Uma liderança eficaz fornece uma visão clara e direciona estrategicamente a organização. Ela também é uma liderança humanizada, capaz de administrar expectativas individuais do time com a realidade da empresa. Assim, ela consegue motivar e engajar os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho positivo. A tomada de decisões estratégicas, assim como a gestão de talentos e o fortalecimento da cultura organizacional, faz parte dos desafios de liderar.

Além disso, líderes precisam estar preparados para planejar o trabalho, atribuir tarefas, motivar, aconselhar e avaliar o trabalho do time, investindo seu tempo não somente na conclusão do trabalho, como também no suporte ao time para que tenham um desempenho eficaz e adaptem-se à realidade da empresa com eficiência.

Quer entender um pouco mais sobre a realidade das lideranças e como esses profissionais podem se preparar para alinhar expectativas? Vem com a gente!

 

Liderança corporativa: o que é?

Liderança corporativa é aquela que está alinhada aos objetivos e metas gerais da empresa e que atua para direcionar as ações dos times nesse mesmo sentido.

Dessa forma, ela é responsável por tomar decisões estratégicas, promover a cultura e os valores da empresa, gerir e inspirar equipes, além de viabilizar o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

Para isso, é essencial que essa liderança saiba comunicar claramente a visão e os objetivos da empresa ao mesmo tempo em que transmite confiança e respeito.

 

Qual é a importância da liderança corporativa?

A liderança corporativa é essencial para garantir a eficiência e o sucesso de uma empresa, além de promover um ambiente de trabalho saudável e positivo para os colaboradores. Dentre os papéis cruciais que ela desempenha, destacamos:

Estratégia: lideranças têm papel fundamental na disseminação e aplicação da estratégia da Raízen, pois colaboram com o plano de negócios da empresa para 2030.

Exemplo: quem está na liderança tem o desafio de inspirar seus colegas de trabalho a partir do exemplo, dando bons direcionamentos e estando atento ao próprio comportamento.

Empatia e habilidade social: um líder precisa estar preparado para valorizar as diferenças, contribuir para o crescimento coletivo, estimulando a ampla participação de todos, pois considera que cada um possui conhecimento particular que pode enriquecer o time. Identificar quando um bom colaborador está passando por uma fase ruim, oferecer acolhimento e motivá-lo pode ser crucial para a conexão de toda a equipe.

Cultura organizacional: nos baseamos na cultura RAIZ para trabalhar, comprometidos com a ética, a segurança e a sustentabilidade. Realizar hoje, pensando no futuro, Ampliar o melhor de cada um, Incentivar o pensamento questionador e Zelar por relações produtivas.

Gestão de talentos: na Raízen, contamos com o Líder LAB, um programa de formação com o objetivo de formar líderes capazes de autogerir seu desenvolvimento e construir a Raízen do futuro. Assim, incentivamos e apoiamos o desenvolvimento de líderes por meio de um ecossistema de aprendizagem sem barreiras, capaz de criar pontes entre pessoas diferentes e gerar conexões.

Inovação: um líder corporativo eficaz é capaz de promover a inovação e a criatividade na empresa, incentivando a geração de novas ideias e soluções. Na Raízen, espaços como o Pulse, nosso Hub de inovação, são ideais para o desenvolvimento de melhorias constantes.

Tomada de decisão: com visão ampla do negócio e do mercado, a liderança é capaz de tomar decisões estratégicas informadas e assumir riscos calculados.

 

Governança corporativa e liderança estratégica: entenda a relação

A governança corporativa e a liderança estratégica trabalham juntas pelo sucesso da empresa.

É a governança corporativa que cria o ambiente para que a liderança possa atuar da melhor forma. Com prestação de contas e transparência em todas as operações de uma empresa, é possível ter informações-chave para a tomada de decisão.

Ao mesmo tempo, uma boa liderança precisa conhecer e respeitar as práticas de governança corporativa. Para isso, é essencial trabalhar em conjunto e de forma alinhada com os conselhos e comitês de governança corporativa, por exemplo.

 

5 características de uma boa liderança na empresa

O papel das lideranças mudou ao longo do tempo: mais humanizada, flexível e estratégica. Na nossa visão, para melhor!

Para ser uma boa liderança na Raízen, é preciso trabalhar com ética, segurança e excelência. Respeitar as individualidades das pessoas e incentivar o olhar questionador dos colaboradores faz parte da cultura RAIZ. Além disso, é essencial manter esse posicionamento diariamente, valorizar o time e lembrar do nosso papel social hoje e no futuro.

E o mais importante: atuar com respeito aos liderados, integridade, honestidade e transparência – os princípios da governança corporativa.

Resumimos essas características em cinco competências-chave, que buscamos desenvolver na empresa nos nossos programas internos de formação de lideranças:

  1. Mentalidade estratégica: olhar para oportunidades e recursos para desenvolver meios de alcançar os objetivos da empresa.
  2. Potencializador de talentos: ter a capacidade de desenvolver pessoas para atender tanto aos objetivos de carreira delas, como também aos objetivos da empresa.
  3. Gestão de riscos: tomar decisões adequadas e oportunas para garantir o devido andamento dos negócios, com informação para gerenciar os riscos adequadamente.
  4. Mentalidade inovadora: antecipa e adota aplicações inovadoras na criação de negócios digitais e tecnológicos.
  5. Autoconsciência: a capacidade de conhecer a si próprio e entender seu impacto sobre as pessoas com as quais você se relaciona, buscando autodesenvolvimento.

 

4 dicas de como desenvolver uma liderança corporativa

Desenvolver habilidades de liderança corporativa é um processo contínuo que envolve uma combinação de autoconhecimento, experiências práticas, interações com outras pessoas (aprendizado social) e eventos educacionais formais. Parte desse movimento depende do desejo da pessoa em tornar-se líder no setor. Mas não é só isso.

A empresa também pode contribuir ao gerar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento das habilidades necessárias para isso. Quando falamos em liderança corporativa, isso se torna ainda mais importante. Afinal, a liderança precisa estar alinhada com os objetivos da organização.

Pensando nisso, criamos o LíderLAB Raízen, um ecossistema de aprendizagem que busca formar uma liderança conectada, inovadora e pronta para os desafios do futuro na Raízen. No programa, promovemos jornadas adaptadas à rotina das pessoas e ao jeito que cada uma gosta de aprender e jornadas que tenham um ambiente de conexão, discussão e experimentação entre pessoas de diferentes áreas, níveis, cargos e desafios.

Disso, conseguimos reunir quatro dicas para a liderança corporativa:

  1. Desenvolva habilidades interpessoais. Empatia e boa comunicação (saber falar e ouvir) não precisam ser dons naturais. É possível desenvolver e treinar para desenvolver relações saudáveis.
  2. Mantenha-se em constante atualização sobre o mercado. Isso ajuda na hora de tomar decisões informadas, bem como a propor inovações no seu setor.
  3. Compartilhe conhecimento e troque ideias com pessoas de diferentes áreas da empresa. Isso ajuda a ampliar a visão que se tem do negócio.
  4. Saiba observar e escutar as pessoas. Assim é possível entender as aspirações da sua equipe e trabalhar para que elas sejam atendidas ao mesmo tempo em que se busca alcançar os objetivos da empresa.

 

CONTINUE LENDO:

Saber agir de acordo com a política da empresa e da legislação é essencial para a liderança corporativa. Confira o artigo sobre Compliance.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!