Aumenta o tamanho das fontes
Consórcio Latitude, formado por Ipiranga e Petróleo Sabbá, arremata área no Porto de Miramar em Belém
Aquisição de um lote no Pará proporcionará aumento de eficiência logística na distribuição de combustíveis da região

Pará, abril de 2019 - O Consórcio Latitude, formado por Ipiranga e Petróleo Sabbá, foi vencedor da licitação do lote BEL02A no Porto de Miramar (PA) para movimentação e armazenamento de granéis líquidos. O certame foi concluído hoje (05), em leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, na sede da B3, em São Paulo (SP). A área tem dimensão de 43.240 m² e início de operação a ser definido conforme autorização do órgão concedente.
O lote foi arrematado pelo valor de outorga de R$ 40.006.500,00 e terá capacidade prevista de armazenagem de 40.576m³ de combustíveis. As empresas integrantes do Consórcio terão 50% de participação de capital cada. As operações serão realizadas por uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), conforme previsto no edital. O contrato será válido por 15 anos, podendo ser sucessivamente renovado, até o limite de 70 anos.
As companhias que irão operar nas áreas do Porto de Miramar (PA) se comprometem a investir em melhorias na infraestrutura, conforme previsto no edital, o que contribuirá para a eficiência logística de distribuição de combustíveis e para o desenvolvimento portuário da região, mais um fruto da parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
“O Estado do Pará é um mercado expressivo e em desenvolvimento. Com o resultado, temos segurança e legitimidade para investir em melhorias e garantir eficiência operacional e segurança no abastecimento de combustíveis nesta região, beneficiando o mercado como um todo.”, diz Nílton Gabardo, líder do consórcio vencedor.
Sobre a Raízen
A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.
Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.
São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.
As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.
Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.
Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.