Aumenta o tamanho das fontes
Fundação Raízen inaugura Biblioteca Mônica Silveira Mello em Jaú
Com acervo de 350 obras de literatura infantil, abertura do espaço faz parte das ações em comemoração aos 20 anos da instituição na cidade

São Paulo, 07 de novembro de 2023 - A Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos, comprometida com a educação e o desenvolvimento da comunidade, inaugura hoje a Biblioteca Mônica Silveira Mello em Jaú (SP). O local, que leva este nome em homenagem à fundadora da Fundação e membro do Conselho dessa entidade, é uma extensão das salas de aula e foi criada com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem das crianças, permitindo que consolidem seus conhecimentos, expandam seu vocabulário e nutram o amor pela leitura.
O acervo conta com 350 obras de literatura infantojuvenil, cuidadosamente selecionadas e alinhadas com a metodologia pedagógica Reggiana, implementada desde 2021 na instituição e que visa adaptar o ambiente como terceiro educador, proporcionando um espaço que permite experimentos, explorações e inovação. Parte significativa do acervo foi adquirida pela própria Fundação, enquanto outros 100 exemplares foram doados por colaboradores da Raízen por meio de ações do Programa VOAR (Voluntários em Ação Raízen). A biblioteca estará acessível a todos os alunos da Fundação, que anualmente até 226 crianças.
“É motivo de orgulho inaugurar um espaço como este, para estimular ainda mais nossos alunos a investirem na educação e na leitura”, afirma Mônica Silveira Mello, fundadora da unidade de Jaú e homenageada na inauguração do espaço. “Além disso, também queremos continuar contribuindo para o desenvolvimento de toda a comunidade, por isso, temos a expectativa de proporcionar momentos para que as famílias dos nossos estudantes possam usufruir deste espaço e do conhecimento nas obras disponibilizadas”.
A Biblioteca Mônica Silveira Mello em Jaú é mais um passo na jornada da Fundação Raízen em direção a um futuro educacional mais atrativo para que crianças e jovens cultivem a aprendizagem ao longo da vida. Com 21 profissionais envolvidos na unidade, são mais de 13 mil pessoas beneficiadas anualmente. Além do atendimento às crianças, o núcleo também tem uma parcela de contribuição importante no desenvolvimento das comunidades da região. Em 2022, concorrendo com 540 escolas do Brasil, a unidade recebeu o prêmio de melhor Projeto de Sustentabilidade na categoria Ensino Fundamental I, entregue pelo movimento Escolas pelo Clima.
“Para nós é uma honra estar há tantos anos presentes no dia a dia da região, promovendo ações que impactam a comunidade de forma positiva e construtiva”, afirma a diretora presidente da Fundação Raízen, Paula Benevides. “Por meio do nosso programa, ampliamos a concepção de que a Infância tem prioridade absoluta na nossa sociedade. Queremos contribuir para que cada vez mais crianças possam ser protagonistas em suas histórias por meio do contato com espaços como este que estamos abrindo hoje”.