Marca Shell lança "Diploma do Asfalto" em homenagem aos caminhoneiros de todo o Brasil

Monumento criado em parceria com a agência VML celebra Dia do Caminhoneiro; Filme para Internet estreia nesta terça, 17 

São Paulo, julho de 2019 – Cerca de 60% da carga no Brasil é transportada pelas estradas e rodovias, o que torna a profissão de caminhoneiro uma das mais importantes do Brasil. Para chamar a atenção para o fato e, ao mesmo tempo, homenagear os estradeiros brasileiros, a marca Shell, licenciada pela Raízen, em parceria com a agência VML, apresenta o monumento “Diploma do Asfalto”, um reconhecimento simbólico ao valor do esforço dos profissionais da categoria.  

A ação também celebra o Dia do Caminhoneiro, no próximo 25 de julho - data escolhida pelos transportadores de carga por ser o dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro da profissão. A estrutura com quase 6 metros quadrados, feita de asfalto, está instalada à beira da estrada, no Km 280 da Castelo Branco, próximo a um dos muitos postos Shell, onde dezenas de motoristas se encontram diariamente. A homenagem traz a mensagem:

Diploma do Asfalto: Caminhoneiros do Brasil

Certificado a todos que, dia após dia, demonstram seu amor pela estrada. Um diploma especial entregue como reconhecimento a sua dedicação marcada no asfalto.

25 de julho - Dia Do Caminhoneiro

A iniciativa integra a plataforma de comunicação, desde 2016 sob o comando da VML, do Clube Irmão Caminhoneiro Shell, tradicional programa de relacionamento da marca com motoristas de todo o Brasil, que este ano completa 31 anos.

“A marca Shell investe fortemente no fator humano e aposta na melhor tecnologia a serviço das pessoas, sejam clientes ou nossos parceiros. Este é nosso conceito de Humanologia, que se materializa também com o Clube Irmão Caminhoneiro Shell. O Clube é mais uma iniciativa da companhia que nos permite reconhecer, valorizar e homenagear esses parceiros tão importantes para nós. Este monumento é uma forma de agradecermos e prestigiarmos os milhares de profissionais que vivem nas estradas para fazer nosso País rodar”, explica Marcelo Couto, diretor de Marketing da Raízen.

O filme com a história da criação do monumento Diploma do Asfalto estreia nesta terça, 17, e traz cenas emocionantes de um caminhoneiro, representando a categoria, fazendo o juramento, seguindo o ritual das cerimonias de formaturas como em qualquer outra profissão.  

“Algumas histórias precisam extrapolar os limites da plataforma para se tornar relevantes. Se o público vive nas estradas, por que não levar o conteúdo até lá? Toda criação para o Clube Irmão Caminhoneiro parte de uma imersão na realidade da categoria. Entender seus sentimentos e aspirações é, ao mesmo tempo, desafio e inspiração.” Bruno Couto, Diretor de Criação da VML Brasil. 

Sobre a Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia que atua em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, com a produção de açúcar, etanol e bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, tão essenciais no dia a dia das pessoas e dos negócios. Conta com um time de cerca de 29 mil funcionários, que trabalha todos os dias para crescer junto com a companhia e gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do País, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir do bagaço da cana.

Com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas - e uma das maiores no setor de combustíveis, com mais de 7.000 postos da marca Shell – além de cerca de 1.000 lojas de conveniência Shell Select, considerando Brasil e Argentina. Destaca-se como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no país, com R$ 103,9 bilhões na safra 18´19.

São 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que produzem cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol por ano e 4,2 milhões de toneladas de açúcar.

As unidades têm capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzem, por ano, 3,64 TWh de energia elétrica a partir da biomassa, dentre elas o bagaço da cana-de-açúcar. Por meio de sua atuação no mercado livre de energia em conjunto com a WX Energy, a empresa comercializou cerca de 16,6 TWh de energia na safra 18´19.

Nos segmentos de transporte, indústria e varejo, a Raízen comercializa a cada ano aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis, e opera em todas as regiões do País por meio de 68 bases de abastecimento em aeroportos e 68 terminais de distribuição de combustível.

Na Argentina, onde começou a atuar em 2018 com a compra dos ativos de downstream da Shell, a Raízen comercializa aproximadamente 6 bilhões de litros de combustíveis por ano, incluindo uma rede com 665 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, três terminais terrestres, duas bases de abastecimento em aeroportos e ativos de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A Fundação Raízen desenvolve uma relação sustentável e cooperativa com as comunidades vizinhas às suas unidades, tendo beneficiado mais de 13 mil alunos e 4 milhões de pessoas, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.