Sustentabilidade Energia

Energia a partir da biomassa: entenda o que é e para que serve!

A utilização da energia a partir da biomassa pode ter surgido junto à descoberta do fogo. Isso mesmo! Quando as primeiras pessoas dominaram a combustão de material orgânico, estavam, na verda

Por: Times de Raízen Power e Sustentabilidade da Raízen Data: 12/08/2022 Tempo de leitura: 11 Minutos

Já ouviu falar em energia gerada a partir da biomassa? É a energia que vem da matéria orgânica por meio de sua queima direta ou a partir da queima dos gases capturados em sua decomposição.

A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono.

O papel do setor sucroenergético ganhou mais importância na geração de energia elétrica a partir dos anos 2000. Foi quando os carros flexfuel foram lançados, fazendo a produção de cana mais do que dobrar nos 10 primeiros anos.

A produção de energia a partir da cana-de-açúcar assumiu um importante papel de estabilidade no sistema de geração de energia elétrica para o país, já que o volume da produção aumenta significativamente entre abril e outubro. Esses meses correspondem ao período mais seco do ano, quando os reservatórios de água enfrentam dificuldades para atender a toda a demanda de energia.

Por isso, a busca por fontes alternativas passou a ser fundamental para o desenvolvimento do país. Em um cenário em que buscamos cada vez mais fontes de energia limpa, a biomassa se mostra como mais uma opção viável, possível e sustentável!

Leia nesta matéria um resumo do universo da energia a partir da biomassa e um pouco sobre nossa relação com ela.


O que é a energia da biomassa?

A biomassa é um resíduo proveniente de matéria orgânica. No caso da cana-de-açúcar, o material que sobra após a moagem para produção de etanol e açúcar, por exemplo, é reutilizado para queima e geração de vapor.

Esse vapor produz energia e, além de movimentar boa parte da engrenagem das usinas, ainda permite rodar geradores de energia elétrica para atender ao Sistema Nacional (SIN).

Outras biomassas podem ser usadas além do bagaço de cana, como cavaco, cascas, palhas etc.

 

Fontes de energia da biomassa

Em geral, qualquer material orgânico capaz de produzir calor a partir de sua queima, especialmente os sólidos, pode ser chamado de biomassa – até mesmo os derivados de lixo urbano.

Além de vir de um recurso renovável, a energia da biomassa ainda conta com baixos índices de emissões de CO2 na produção. Dessa forma, a bioeletricidade é uma das fontes de energia mais limpas da nossa matriz energética.

Além da bioeletricidade, também é possível gerar biocombustíveis, como o E2G, e o biometano (gás natural renovável).

Bioeletricidade na Raízen

Aqui na Raízen, a bioeletricidade (ou bioenergia) é gerada por meio da biomassa, em especial do bagaço da cana, resultante da moagem dos nossos canaviais. Para nós, o bagaço é mais que um resíduo: ele já é mais um produto em nosso vasto portfólio de negócios.

Com ele, conseguimos gerar energia para mover nossos parques de bioenergia para a produção de açúcar e de etanol, produzimos energia limpa e ainda desenvolvemos a produção do nosso etanol de segunda geração, E2G.

Todos os nossos parques são autossuficientes e produzem sua própria energia, ou seja: além de produzir etanol e açúcar, aproveitamos a biomassa da cana-de-açúcar para manter nossos parques funcionando. Além dessa energia para garantir o pleno funcionamento, os nossos 20 parques de bioenergia são geram energia suficiente para:

  • Comercializar o volume excedente de energia para o sistema elétrico nacional (GRID) pelo mercado livre de energia.
  • Contribuir para a limpeza da matriz elétrica brasileira ao fornecer energia limpa para uso de outras empresas

Confira nossa agenda ESG e veja como representamos a transição energética!



Quais são os processos de conversão da biomassa em energia?

Além da queima de matéria orgânica, existem outros processos para conversão da biomassa em energia. Esses métodos são divididos em três categorias: processos físicos, termoquímicos e bioquímicos.

Confira as possibilidades de transformação:

Processos físicos

  • Densificação da biomassa
  • Secagem
  • Extração

Processos termoquímicos

  • Combustão
  • Carbonização
  • Gaseificação
  • Liquefação

Processos bioquímicos

  • Digestão anaeróbia de resíduos
  • Fermentação
  • Transesterificação


A seguir, entenda como funcionam três dos processos mais utilizados para cada estado da biomassa:

1. Combustão direta

Esta é uma das formas mais comuns de conversão da biomassa em energia elétrica, conhecida como cogeração de energia.

São utilizadas caldeiras para queimar a biomassa, gerando vapor e movimentando as turbinas, que convertem a força motriz em energia elétrica. A energia térmica gerada pela combustão é convertida em energia mecânica e, então, em energia elétrica.

2. Carbonização

Este é o mais simples e antigo processo de conversão da biomassa sólida.

A carbonização é um tipo de pirólise. A pirólise é classificada como uma decomposição térmica, em que se rompe a estrutura molecular de determinada substância quando exposta a altas temperaturas.

Nesse processo, o material original é aquecido – geralmente à lenha – e, quando o oxigênio é reduzido, ocorre a extração do material volátil, resultando em carvão que posteriormente pode ser queimado.

Este processo causa altos níveis de emissões, quando comparado ao uso da biomassa, por isso tem sido cada vez menos utilizado.

3. Gaseificação

Neste método, utiliza-se biomassa líquida, que, ao se decompor em ambiente controlado, gera gases. Esses mesmos gases são queimados para movimentar os equipamentos de geração de energia elétrica ou, ainda, podem ser destinados para a produção de biogás e biometano.


Como a energia da biomassa é produzida na Raízen?

A partir da cana-de-açúcar produzida nos campos próprios ou de parceiros. Ela é moída em nossos diversos parques de bioenergia, onde produzimos açúcar, etanol, energia elétrica, biogás, biometano e etanol de segunda geração.

Esse ciclo energético proporciona à matriz brasileira uma combinação de fontes renováveis e limpas, permitindo que a busca por energia não se restrinja a uma única fonte.

A energia da biomassa exerce grande influência na caminhada pela transição energética!

Fizemos um vídeo sobre, vem cá ver:




Conheça as vantagens da biomassa

Será que vale a pena investir na energia a partir da biomassa? Conheça algumas vantagens dessa fonte de energia:

  • É um biocombustível de 1ª geração (de origem agrícola e urbana)
  • Reduz a degradação de materiais orgânicos em ambientes inadequados
  • É renovável
  • É uma fonte de energia limpa

 

A energia da biomassa no Brasil

Há 50 anos, metade da energia consumida no Brasil provinha da madeira, em boa parte de origem nas matas nativas que cobriam o país. Hoje, essa prática não é mais necessária.

Atualmente, nossa matriz energética já é composta por: 24% a partir da biomassa, 7% de energia eólica e solar, 12% hidráulica, mas 57% ainda é proveniente de petróleo e carvão.

O Brasil é um grande exemplo para o mundo na utilização de combustíveis renováveis, sendo o único país onde mais de 50% da frota de automóveis é flexfuel.

A utilização do etanol chega a mais de 40% do consumo de combustíveis do ciclo Otto – quando se tem o etanol hidratado e o anidro adicionados à gasolina em 27% –, mas esse pode ser o tema para nossos próximos encontros.

Nosso país lidera a transição energética para fontes renováveis entre os integrantes do BRICS, por isso tem tido papel fundamental nas discussões internacionais. Alguns exemplos disso são as participações na Agenda 21, Protocolo de Kyoto e Acordo de Paris.


A Raízen no cenário brasileiro de energia

Somos a maior produtora de energia gerada a partir da biomassa do Brasil! Contribuímos para o alcance de metas nacionais e internacionais, que visam reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Agora você já conhece as vantagens da biomassa para a geração de energia elétrica como uma fonte limpa e renovável, produzida principalmente nos períodos mais secos do ano. Quando for acender uma lâmpada em casa, lembre-se que a Raízen está com você na construção de um mundo melhor e mais sustentável.


Você já conhece a Raízen Power? Visite o site agora e conheça nossos serviços para Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!