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CANAL DE ÉTICA

Somos comprometidos com a ética
em todos os nossos negócios e parcerias

Faz parte da nossa cultura, representada por nossa RAIZ. Por isso, esperamos que as diretrizes do Código de Conduta e das políticas internas guiem o seu trabalho e as relações, para preservarmos valores, princípios e a reputação da Raízen. Se for necessário acionar o Canal de Ética, relate uma denúncia ou reclamação, conforme as orientações abaixo:
Saiba quando você deve abrir uma denúncia

Saiba quando você deve abrir uma denúncia

Abra uma denúncia em nossa plataforma quando suspeitar ou tiver evidências de violação ao Código de Conduta, descumprimento da legislação ou das normas internas. Toda denúncia requer apuração, mas, antes de denunciar, avalie se é possível tratar o assunto com sua liderança, time de Gente ou áreas correlatas.
Quando abrir uma denúncia


    Situações que devem ser relatadas como denúncia:

  • Qualquer tipo de assédio, seja moral ou sexual
  • Favorecimento ou conflito de interesses
  • Relacionamento íntimo ou parentesco com subordinação direta
  • Uso indevido de recursos da empresa
  • Vazamento ou uso indevido de informações
  • Jornada excessiva ou com apontamento indevido
  • Adulteração ou manipulação de dados/resultados
  • Pagamento ou recebimento impróprio
  • Roubo, furto ou desvio de materiais
  • Violação de leis em geral (trabalhista, ambiental, contábil etc.)
  • Entre outros casos que ferem o Código de Conduta da companhia

E quando você deve abrir uma reclamação

E quando você deve abrir uma reclamação

A reclamação pode ser feita para apresentar uma insatisfação no ambiente profissional que não represente violações ao Código de Conduta, normas ou legislação. Não requer apuração e é direcionada às áreas responsáveis para resolverem e tratarem o tema da melhor forma. 
E quando você deve abrir uma reclamação

 

      Situações que devem ser relatadas como reclamação:

  •  Problemas de infraestrutura (instalações, fretados, sanitários, limpeza, segurança, entre outros)
  • Questões ligadas a parceiros, exceto transportadoras (revendedor, prestador, fornecedor e supridores de materiais)
  •  Questões sobre transportadoras (comportamento, jornada, documentação, salários, benefícios, prêmios, pagamentos, comportamento etc.)
  • Reclamações e dúvidas de RH (salário, PPR, acordo sindical, benefícios, marcação de ponto, entre outros)
  •  Entre outros problemas relacionados a colaboradores, terceiros e parceiros de negócio

PERGUNTAS FREQUENTES

Tem dúvidas sobre o Canal de Ética da Raízen? Abaixo, você encontra as respostas para as questões mais frequentes.
  • Quem pode denunciar ou reclamar?

    Colaboradores e colaboradoras, equipes terceirizadas, fornecedores, clientes e comunidade em geral.

  • Quando fazer uma denúncia?

    A denúncia pode ser feita sempre que você julgar necessário. No entanto, verifique se é possível conversar com seu gestor ou gestora ou com a supervisão responsável pela pessoa autora do incidente antes de realizar a denúncia.

    Caso você não saiba quem é ou não se sinta confortável ou queira manter seu anonimato, reporte através do Canal de Ética.

  • Quando fazer uma reclamação?

    A reclamação pode ser feita sempre que você julgar necessário. No entanto, diferentemente da denúncia, ela não precisa ser um desvio ao Código de Conduta, e de forma mais simples e direta será respondida pela área responsável. Lembrando que as solicitações podem ser direcionadas diretamente à gestão e através da abertura de chamados.

  • Quais são os meios em que posso fazer uma denúncia ou reclamação?

    As denúncias e reclamações podem ser realizada pelo telefone gratuito de seu país conforme abaixo, pelo e-mail canaldeetica@raizen.com ou pelo site https://canalconfidencial.com.br/raizen/.

    Brasil: 0800-772-4936
    Argentina: 0800-345-1701
    Estados Unidos: 1 (800) 509-4201
    Paraguai: 009-800-120-004
    Suíça: 0800-898-773

    Demais países podem utilizar o site ou a caixa de e-mail informada acima.

  • Como faço uma denúncia?

    É importante descrever de forma detalhada os fatos ocorridos e as pessoas envolvidas na situação. Recomendamos anexar documentos que facilitem o entendimento do relato e, antes de denunciar, colete o máximo de informações sobre a infração para ajudar no processo de investigação. Confira alguns exemplos:

    ● Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima) e matrícula

    ● Local do ocorrido (usina, terminal, escritório) e cidade/estado

    ● Testemunhas

    ● Datas

    ● Detalhamento dos fatos

    ● Empresas, departamentos ou áreas envolvidas

    ● Documentos ou contratos relativos à violação

    ● Qualquer informação adicional

    Os itens acima não são obrigatórios para fazer uma denúncia, mas ajudam a agilizar o processo de apuração.

  • Que tipos de anexos posso enviar em minha denúncia?

    Você pode anexar ao seu relato arquivos de fotos, documentos, gravações de áudio ou vídeo ou outros arquivos que desejar.

  • Devo relatar até mesmo situações que não me afetem diretamente?

    Mesmo se você não for diretamente afetado ou afetada pela situação que descumpra o Código de Ética, não a ignore e relate para contribuir na construção e na manutenção de um ambiente mais ético.