Eficiência energética: 6 perguntas respondidas sobre o tema

Produzir mais, consumindo menos energia. Essa é a síntese da eficiência energética! O resto você descobre a seguir.

Por: Times de Eficiência Energética, Sustentabilidade e Energia da Raízen Data: 07/10/2022 Tempo de leitura: 12 Minutos

Investir na eficiência energética é uma das principais formas de cumprir com o desenvolvimento sustentável do mundo.

Mas se, só de falar nesse compromisso, você pensa no quão difícil é o desafio, pode se tranquilizar.

A eficiência energética é um conceito que pode ser colocado em prática com atitudes simples, seja por pessoas ou instituições.

Quer saber mais? Reunimos as perguntas mais frequentes sobre eficiência energética e explicamos a seguir.


1. O que é eficiência energética?

Eficiência energética significa produzir mais energia com a mesma quantidade de recursos naturais, ou reduzir o consumo, mantendo o desempenho suficiente para as atividades cotidianas.

Ou seja, é um conjunto de ações elaboradas para otimizar o uso das fontes de energia, seja pela utilização racional de energia ou aproveitando ao máximo os insumos.

Não tem mistério: quando uma pessoa ou empresa realiza um número maior de tarefas com um volume reduzido de energia, está praticando eficiência energética, isto é, estamos falando sobre o uso da energia de forma estratégica, garantindo o necessário para atender a sociedade hoje, sem comprometer o futuro.


Exemplos de eficiência energética no dia a dia

Para visualizar melhor, trouxemos algumas situações que representam a eficiência energética na prática. É possível que você já pratique alguns desses exemplos.

Eficiência energética nas residências

  • Utilização de placas de energia solares
  • Evitar tomar banhos longos
  • Aproveitar a luz natural
  • Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED
  • Evitar dormir com a televisão ou notebook ligados
  • Utilize meios de transportes alternativos como a bicicleta


Eficiência energética nas empresas

  • Utilização de telhado verde que consiste na aplicação de uma camada impermeável sobre a cobertura do prédio e recoberto por terra e plantas
  • Investir em máquinas com melhor performance de consumo
  • Fazer manutenções preventivas dos equipamentos
  • Adotar um projeto de eficiência energética na gestão do negócio
  • Entrar para o mercado livre de energia
  • Adotar a geração distribuída de energia


2. Eficiência energética e sustentabilidade: qual é a relação?

Eficiência energética tem tudo a ver com sustentabilidade, pois trata-se da utilização dos recursos de forma consciente para atender a necessidades presentes, sem afetar o sustento das gerações futuras. A conservação ambiental é uma das principais razões por trás desse conceito.

Veja bem: os aparelhos utilizados para suprir as necessidades humanas demandam energia, seja eletricidade ou algum tipo de combustível.

Máquinas, meios de transporte, fornos industriais, lâmpadas e inclusive o smartphone ou computador no qual você está lendo este texto: tudo precisa de energia e produzir/distribuir energia, em forma de gás, calor ou eletricidade, é um processo muito caro e que promove um grande impacto no meio ambiente.

No entanto, quando essa energia vem de recursos fósseis, todo o ecossistema é comprometido, porque há intensa emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, como a emissão de CO2, intensificando o aquecimento global e acentuando os impactos negativos causados pelas mudanças climáticas.

É aí que está a relação entre eficiência energética e sustentabilidade.

Ao economizar energia e encontrar alternativas para a sua produção (usando fontes limpas e renováveis), é possível mitigar os danos já causados ao meio ambiente e preservar recursos para as gerações futuras.

Leia também: Energia renovável: um guia para ficar por dentro do assunto



3. Quais são as principais vantagens de investir em eficiência energética?

Como você pode ver, o cuidado com o meio ambiente já é uma vantagem e tanto da eficiência energética.

Para as empresas, essa é uma forma de demonstrar responsabilidade socioambiental e até mesmo incorporar a estratégia ESG no seu negócio.

Mas, tem mais: investir na eficiência energética significa ter uma redução considerável nos gastos com energia, afinal, um uso econômico também colabora com a saúde financeira de um negócio (ou com a conta de luz de uma residência).

Além disso, pode-se destacar o fortalecimento da marca de uma empresa, pois ao oferecer produtos, serviços ou adotar práticas sustentáveis, o seu negócio será visto com bons olhos por múltiplos stakeholders, tornando-se uma ferramenta de marketing.

Considerando esses três aspectos, surge um quarto benefício da eficiência energética, que é uma menor necessidade de expansão da oferta de energia no mundo, visto que a cada ano a população mundial cresce de forma exponencial, novas formas de oferecer energia precisam ser pensadas. Os planos de eficiência energética atendem essa demanda, porque pensam em formas mais inteligentes de consumo de energia.


Qual é a importância da eficiência energética?

A eficiência energética visa fazer mais com menos. Dessa forma, ela representa uma saída sustentável em termos ambientais e econômicos para a sociedade, sendo capaz de mensurar e reduzir gastos desnecessários e, ao mesmo tempo, aproveitar o potencial energético dos recursos naturais da melhor forma possível.


4. O que significa a etiqueta de eficiência energética?

A etiqueta de eficiência energética é, na verdade, símbolo do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), regulado pelo Inmetro.

Na etiqueta, constam as informações sobre a eficiência energética de um equipamento, orientando a compra do aparelho conforme sua categoria, sendo “A” a de maior eficiência e “E” a menos eficiente.

Para a eletricidade, em específico, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O nome soa familiar para você?

O Selo Procel, da Eletrobras, indica qual eletrodoméstico apresenta melhor eficiência energética dentro de um grupo (como refrigeradores, máquinas de lavar, TVs etc.).

Se você pretende comprar um produto que está na categoria A e tem o Selo Procel, significa que está fazendo a escolha mais consciente entre suas opções.


5. O que é o programa de eficiência energética?

O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi criado com o objetivo de “promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia”.

Promulgado em 2000, ele determina uma parcela mínima de receita que as empresas distribuidoras de energia elétrica devem destinar à eficiência energética.

Isso acontece por meio de projetos e pesquisas que indicam a importância e a viabilidade econômica para melhorar a eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Em 2020, foi lançada uma plataforma pela ANEEL para acompanhamento e gestão do PEE, o Observatório do Programa de Eficiência Energética (OPEE).


6. Eficiência energética nas empresas: como isso funciona?

Para as empresas, a eficiência energética basicamente significa usar menos energia para realizar uma mesma quantidade atividades, processos e produtos. Além da viabilidade econômica, traz um diferencial competitivo.

Apesar do consumo doméstico ter papel importante na aplicação da eficiência energética, as organizações possuem um papel fundamental na adoção de ações em grande escala para incentivar o uso eficiente de energia.

Contudo, não existe uma fórmula ou apenas um tipo de energia que seja o mais eficiente para todas as empresas.

Por isso, é importante que a eficiência energética faça parte do planejamento estratégico do negócio para, assim, ter-se soluções efetivas. Ficar de olho nos indicadores de desempenho energético é essencial.

Algumas das ações para melhorar a eficiência energética em negócios costumam ser o investimento em equipamentos de melhor performance e com o selo Procel, uso de lâmpadas de LED, projetos de conscientização de colaboradores, incorporação de tecnologias, aquisição do selo ISO 5001 etc.

A Raízen, por exemplo, investiu recentemente na Diel Energia, plataforma de gestão de refrigeração, para que o consumo de energia seja otimizado e econômico.

Extraímos em nossos parques de bioenergia o máximo da biomassa da cana-de-açúcar utilizada. A partir destes parques, produzimos energias renováveis como: etanol, etanol de 2ª geração, bioeletricidade, biogás e bioprodutos. Também investimos em energia solar, que colaboram para o uso eficiente de energia, por serem fontes renováveis e limpas.

Para isso a Raízen conta com tecnologias avançadas que impulsionam a inovação e possibilitam administrar os negócios com eficiência cada vez maior. São essas tecnologias que permitem controlar dados industriais digitalmente e centralizar as informações das operações, ou ainda usar a inteligência artificial para aumentar a produtividade e evitar desperdícios nos parques de bioenergia. Com a indústria tech, construímos um futuro de maior eficiência energética e máximo aproveitamento dos recursos naturais

Além disso, mais recentemente, inauguramos o primeiro eletroposto Shell Recharge, onde toda energia utilizada é de origem 100% limpa e renovável, certificada pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia.


A bioenergia é considerada a energia do futuro por causa de seu potencial sustentável. Clique e saiba mais.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!