Energia

O futuro da energia é renovável

O que o futuro espera – e precisa – em termos de energia? Entenda mais sobre o futuro da energia no Brasil e no mundo.

Por: Times de Raízen Power e Sustentabilidade da Raízen Data: 27/05/2022 Tempo de leitura: 14 Minutos

O futuro da energia pede fontes renováveis. Com elas, será possível suprir a demanda energética da população mundial, sem impactar negativamente o meio ambiente.

As fontes solar, eólica e da biomassa (cana-de-açúcar) são as principais apostas para o futuro da energia elétrica. Elas vêm recebendo cada vez mais investimento, pois são eficientes e contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.

Toda a estratégia da Raízen é baseada no objetivo de gerar opções diversas de energia renovável e sustentável de forma acessível, oferecendo soluções como bioeletricidade e biocombustíveis para movimentar a sociedade.

Somos uma facilitadora de possibilidades para o futuro da energia e explicaremos mais sobre esse conceito, a importância da energia renovável e as previsões para o futuro da energia no Brasil e no mundo.

Boa leitura!


Futuro da energia: o que significa esse conceito?

O futuro da energia está relacionado às novas formas de produção, distribuição e consumo de energia no Brasil e no mundo. É um conceito diretamente ligado à transição energética.

Essa transição vem da necessidade de usar os recursos energéticos que sejam menos poluentes e mais sustentáveis, que supram as demandas do presente e do futuro. Esses recursos energéticos contribuem com a descarbonização do mundo, que consiste em reduzir a emissão de gases do efeito estufa no presente e eliminá-los no futuro por meio do uso de fontes limpas e renováveis, bem como para a preservação do meio ambiente. Diferentemente da energia tida como convencional que utiliza fontes esgotáveis, majoritariamente combustíveis fósseis.


A importância da transição energética para o futuro da energia

É difícil falar sobre o futuro da energia sem mencionar seu passado e presente. Há anos a humanidade consome energia a partir de combustíveis fósseis (petróleo e seus derivados, como o carvão mineral), que geram maior emissão de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), resultando na aceleração dos impactos causados pelas mudanças climáticas.

A transição energética se apresenta como uma oportunidade, uma vez que está associada a mudanças na estrutura da matriz energética mundial para fontes de energia mais limpas.

Uma fonte de energia renovável e limpa é aquela que emite pouco ou quase nenhum poluente no ar em sua produção. Como exemplo, temos a biomassa (feita do bagaço da cana-de-açúcar) e a energia solar.

Importante destacar que a transição energética é embasada por condicionantes como o desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, inovações tecnológicas, digitalização, uso eficiente dos recursos energéticos e fontes de baixo carbono. Além disso, a transição não deve ser feita a todo custo ou sem o devido planejamento. Pelo contrário, deve-se analisar caso a caso as melhores políticas e tecnologias para evitar riscos e amplificar sinergias.


Futuro da energia: qual é a importância da diversificação das fontes de energias?

Veja bem: se até hoje o uso das mesmas poucas fontes de energia tiveram efeitos negativos ao meio ambiente, apostar em apenas uma fonte, mesmo que renovável, pode limitar seu uso ao longo do tempo. Afinal, haverá uma sobrecarga.

Por isso, quanto mais fontes de energia renováveis, melhor! É importante diversificar a matriz energética para que o futuro da energia no Brasil e no mundo seja mais sustentável.

O viés econômico também conta: ao obter diversas fontes de energia, é possível gerar mais inovação, pesquisas e desenvolvimento, criando oportunidades de emprego e de crescimento para a economia do país.

Na Raízen, já ofertamos diferentes fontes de energia renovável. Em nossos parques de bioenergia exploramos ao máximo a cana-de-açúcar e produzimos etanol, etanol de segunda geração (E2G), biogás, biometano e energia a partir da biomassa.

Vale destacar que o uso sustentável de bioenergia, medidas relacionadas à mudança no uso da terra e florestas, além do aumento significativo de energias renováveis representam um dos principais caminhos utilizados para reduzir as emissões de GEE e atingir a meta de limitar o aumento da temperatura global em 2 °C.


Futuro da energia no Brasil

Em comparação com outros países, o Brasil se destaca na geração de energia por fontes renováveis: de acordo com o Ministério de Minas e Energia, elas são responsáveis por quase 50% da energia do nosso país.

O Brasil produz 7,2% de toda a energia renovável mundial: nossa matriz energética é uma das mais limpas do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.


As fontes renováveis (com destaque para a solar, a eólica e os biocombustíveis) estão desempenhando um importante papel na descarbonização e na diversificação da matriz energética. As previsões para o futuro são animadoras.

Futuro da energia solar

Segundo um estudo do Sebrae, a expectativa é de que, até 2040, a energia solar represente 32% do total da energia produzida no Brasil, liderando todas as matrizes do país.

Nos últimos 3 anos, a energia solar centralizada cresceu em 200% e a energia solar para a solução de geração distribuída evoluiu em 2.000%.


Considerando-se apenas o ano de 2020, a capacidade instalada de energia fotovoltaica aumentou em 66%, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

A Absolar indica que o Brasil tem potencial para alimentar 170 países de mesmo tamanho, recebendo entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² de radiação solar por dia.

Futuro da energia eólica

Hoje, a energia eólica representa 10,9% da matriz elétrica brasileira. Estima-se que sua produção chegue a 13,6% ao fim de 2025, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Junto da energia solar, a energia eólica é uma das principais tecnologias de eletrificação, com grande potencial de crescimento.

Futuro da energia da biomassa

Espera-se que, na próxima década, a cana-de-açúcar e a biomassa continuem a crescer e a desempenhar um papel expressivo na matriz energética brasileira.

O Plano Nacional de Energia 2050 traça estratégias de longo prazo para o setor energético em nosso país e evidencia a expectativa em relação à biomassa. É estimado que, em 2050, a biomassa demonstre um potencial energético de 530 milhões de tep (tonelada equivalente de petróleo). Isso é mais que o dobro do consumo energético total atual, considerando todas as fontes de energia!

O setor sucroenergético é um dos que mais contribuem para a alta participação das energias renováveis de biomassa, com grande potencial de redução de emissões no futuro.

A biomassa é uma fonte de energia renovável extremamente versátil. A Raízen é uma companhia integrada de energia e a maior produtora de energia gerada a partir da biomassa.

Clique aqui e entenda mais sobre a nossa atuação na área de renováveis.


O futuro da energia elétrica

Estima-se que o consumo de energia per capita no Brasil aumente em 18% de 2019 a 2029. Como já mencionamos, nosso país já tem uma matriz energética baseada em fontes renováveis, contudo, 60% dessa matriz vem da energia hídrica.

O mau planejamento do uso desse recurso, além de gerar má gestão e riscos ao meio ambiente, resulta em crises para o setor elétrico brasileiro.

Tendo essa questão em vista, o futuro da energia elétrica demanda o uso de outras fontes renováveis, como as já citadas anteriormente, para gerar eletricidade.

Futuro da energia no mundo

As mudanças climáticas e o crescimento demográfico são sinais de que o futuro da energia precisa de planejamento.

Em 2015, mais de 190 países assinaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Criou-se uma coleção de 17 metas globais para alcançar um futuro melhor, mais sustentável e responsável com os direitos humanos.

Já o Acordo de Paris, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), foi o primeiro tratado universal sobre as mudanças climáticas e visa a redução da emissão de gases do efeito estufa a partir de 2020.

Essas duas iniciativas são o ponto de partida para o futuro da energia (que já começou): busca-se entender as tendências de transição energética nas próximas décadas e fazer com que as empresas de óleo e gás se preparem para essa transição.

As fontes de energia limpa devem substituir as fontes fósseis até 2030. Os motivadores principais são o viés ambiental, claro, e também o custo menor, o que é extremamente atrativo para as empresas.


"Quando a gente pensa em setor elétrico, a gente tem os 5Ds das tendências: descentralização, descarbonização, digitalização, desregulamentação e democratização do acesso à energia." - Raphaella Gomes, Diretora de Transição Energética & Renováveis na Raízen

- Para ouvir: neste episódio do podcast Braincast, nossa Diretora de Transição Energética & Renováveis aqui na Raízen, Raphaella Gomes, conta sobre o futuro da energia e a busca por fontes limpas e renováveis. Dê o play!


O que as empresas podem fazer para colaborar com o futuro da energia?

Muitas empresas estão sendo cobradas pelo mercado, clientes, acionistas, investidores e demais stakeholders para reduzir sua pegada de carbono e emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs). Por isso, acabaram procurando por soluções que reduzam e tornem mais eficiente o uso de energia de suas operações e processos.

Além disso, a transição energética está conectada com a Agenda Global conectado com o ODS 7 “Energia Acessível e Limpa”, e a meta de “Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”.

Existem algumas maneiras das empresas contribuírem com o processo de transição energética:

  • Substituir fontes de energia não renováveis para fontes alternativas
  • Adotar certificação de energia renováveis reconhecidos mundialmente, como, por exemplo, I-RECs
  • Definir compromissos públicos vinculados ao uso de energias renováveis, redução de emissões de gases do efeito estufa e transição energética
  • Estruturar e elaborar métricas que estejam atreladas à transição e conectá-las na gestão estratégica do negócio

A Raízen, por exemplo, apresenta-se como um grande player internacional com um portfólio diversificado de renováveis. A empresa trabalha para ser cada dia “mais limpa internamente” e colabora para a transição energética de outras empresas e mercados através do fornecimento de produtos com maior potencial de descarbonização.


A adoção da geração distribuída e a entrada no mercado livre de energia também são excelentes estratégias em termos de economia e sustentabilidade. Esses são dois serviços da Raízen: clique aqui e saiba mais sobre as soluções.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!