Sustentabilidade Tecnologia Energia

Mobilidade urbana sustentável: saiba tudo sobre o conceito

Já ouviu falar em Mobilidade Urbana Sustentável? É um conceito que pode mudar a forma que circulamos pelas ruas! Saiba mais aqui.

Por: Time de energia da Raízen Data: 25/02/2022 Tempo de leitura: 10 Minutos

A mobilidade urbana sustentável é um tema crescente no Brasil e é cada vez mais comum empresas buscarem formas de implementar essa solução em seus serviços.

Quer saber tudo o que esse conceito engloba, quais são seus principais desafios, benefícios e o que ele reserva para o futuro?

Acompanhe a leitura!


O que é mobilidade urbana sustentável?

Mobilidade urbana é o deslocamento de pessoas ou bens em uma cidade.

Basicamente, a expressão se refere aos meios de transporte que você usa para se deslocar ou a forma que suas encomendas chegam até você, por exemplo.

Já a palavra sustentável remete à ideologia da sustentabilidade, que, neste caso, aplica a ideia de suprirmos nossas necessidades do presente, sem afetar as gerações futuras.

Unindo as três palavras, chegamos à definição do termo ‘mobilidade urbana sustentável, como: formas de deslocamento pela cidade que não sejam nocivas ao meio ambiente.


Soluções para mobilidade urbana sustentável

Já sabemos do que a mobilidade urbana sustentável trata. Mas como implementá-la na prática, no seu cotidiano?

Algumas soluções atuais fazem sucesso (e você provavelmente já até usou alguma). Veja seis delas:

  1. Abastecimento de veículos com combustíveis limpos e/ou renováveis
    Aqui na Raízen, além de combustíveis tradicionais, temos em nosso portfólio soluções como etanol, biometano e eletricidade para abastecimento de veículos, contribuindo cada vez mais para um mundo mais sustentável.

  2. Transportes alternativos
    Como bicicletas, patinetes elétricos e skates, que não emitem gases poluentes e ajudam a diminuir o trânsito nas ruas.

  3. Redesenho urbano
    Um exemplo é um projeto criado em Paris chamado “cidades de 15 minutos”. A ideia é revisitar a estrutura da cidade e encurtar as distâncias para até 15 minutos a pé entre residências e serviços essenciais, como mercados e farmácias.

  4. Integração modal
    A ideia é oferecer um ecossistema de transporte público e privado formado por metrôs, trens, carros de aplicativos e outros veículos para criar conexões e otimizar rotas e ampliar a possibilidade de deslocamento.

    O conceito já é colocado em prática nas grandes cidades, mas a maioria integra apenas transportes públicos.

  5. Caronas compartilhadas
    A ideia é unir pessoas de uma empresa que moram em locais próximos para aproveitarem um único veículo como meio de transporte.

    Aqui na Raízen nós já colocamos essa solução em prática! Nosso time de Frotas do Centro de Soluções Compartilhadas (CSC) desenvolveu um Pool de Veículos Compartilhados: temos um sistema que conecta funcionários e funcionárias que terão o mesmo destino para, juntos e juntas, utilizarem um carro que está à disposição no estacionamento da empresa para qualquer colaborador usar.

    Isso ajuda a diminuir a quantidade de veículos necessários na frota.

  6. Rotas inteligentes
    Essa solução para otimizar tempo do uso do transporte na rua é voltada, principalmente, para empresas que trabalham com frotas de veículos.

  7. Modelos de carros econômicos
    Gastam pouco combustível e emitem menos poluentes.


Qual é a importância da mobilidade urbana sustentável?






A mobilidade urbana sustentável surge como uma solução à mobilidade urbana comum.

Sua proposta é solucionar a má utilização do espaço público e o alto consumo de energia e recursos naturais.

A alta concentração de veículos nas ruas, por exemplo, aumenta a poluição, o risco de acidentes, os engarrafamentos e até alguns problemas de saúde advindos da qualidade do ar.

Esse conceito traz, então, um novo olhar ao meio urbano: o de convivência e de zelo pelo meio ambiente (já que contribui para a redução da pegada de carbono).


Benefícios da mobilidade urbana sustentável

Os benefícios da mobilidade urbana sustentável, a nível pessoal e coletivo, envolvem:

  • Trajetos mais proveitosos e organizados, reduzindo o estresse causado por engarrafamentos.

  • Maior segurança, pela redução da quantidade de veículos circulando ao mesmo tempo nas ruas.

  • Menos poluição, devido aos combustíveis mais limpos oferecidos e modelos de veículos mais econômicos.

  • Otimização de tempo no percurso, por meio de soluções de integração modal e caronas compartilhadas.


Quais são os desafios da mobilidade urbana sustentável?

Tudo o que é novo implica mudanças e, com esse assunto, não seria diferente. Os desafios estão relacionados à nossa estrutura urbana, como:

  • Planejamento de infraestrutura
    Para uma mobilidade mais sustentável, precisamos de novas construções, como mais ciclovias, calçadas acessíveis, investimentos em mais modais de transporte e por aí vai.

  • Burocracia
    Novos projetos precisam entrar na legislação e, por ser um assunto relativamente novo, podem levar tempo para serem sancionados.

  • Pensamento cultural
    Apesar de o tema ser bastante difundido, nem todas as pessoas conhecem os benefícios desse conceito (ou dos malefícios da mobilidade urbana da forma que é), por isso, muitos se opõem à ideia.


Mobilidade urbana sustentável: como será o futuro?

Veículos elétricos e combustíveis limpos fazem parte da mobilidade urbana sustentável do futuro – e aqui na Raízen nós já estamos trabalhando para isso, junto a clientes e parceiros.

Em nossa agenda de mobilidade elétrica, por exemplo, já começamos a desenvolver uma ampla rede de pontos de recarga.

Um de nossos grandes projetos é a construção de uma rede de recarga de alta velocidade com o programa Shell Recharge, já presente em diversos países da Europa, utilizando energia com certificação de origem 100% renovável.

Anunciamos também uma parceria com a startup Tupinambá, que promove soluções para conectar usuários de veículos elétricos a pontos de recarga em uma plataforma integrada, acelerando nosso ecossistema de #MobilidadeElétrica.

Ou seja: em breve, nossos clientes poderão recarregar seus veículos elétricos em uma ampla rede conectada com a energia da Raízen.

Além disso, também apoiamos clientes que estão fazendo a transição de suas frotas de veículos para modelos mais sustentáveis, por meio da infraestrutura, tecnologia e suprimento (seja de energia, etanol ou biometano).

E para dar ainda mais força a esse movimento a Raízen fechou uma parceria com a Volkswagen do Brasil.

O acordo contempla uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, a instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca e o fornecimento de energia renovável e de biometano para as fábricas e rede de concessionárias da Volkswagen no Brasil.


Carros elétricos + etanol: uma dupla promissora

O Brasil é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar e nós somos uma das maiores empresas de produtos de origem renovável do mundo!

Estudos recentes mostram que também será possível abastecer um carro elétrico com etanol (um de nossos produtos neutro em emissões de carbono), tendo em vista que ele pode ser usado para produzir hidrogênio, que por sua vez gera eletricidade por meio de uma célula de combustível.

O que em um primeiro momento parecia ser uma ameaça ao negócio de combustíveis, com a ajuda da tecnologia e inovação, está se mostrando um caminho promissor e mais sustentável para quem já é pioneiro na produção de renováveis. Vamos abastecer os veículos elétricos de nossos clientes com eletricidade e também com etanol, acelerando assim a transição energética.

No geral, é um mercado a se ter no radar para empresas que investem na transição de matrizes sustentáveis.


Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!