Governança Artigo

Anticorrupção: Estratégias e Ações Eficazes

Para que a corrupção seja evitada nos negócios, é preciso que as empresas tenham ações concretas anticorrupção. A Raízen faz a sua parte.

Por: Livia Fabor Data: 09/12/2022 Tempo de leitura: 8 Minutos

Mais do que ser contra a corrupção, é preciso implantar um projeto anticorrupção em todos os setores da sociedade. O tema é tão importante e urgente que a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da sua Assembleia Geral, estabeleceu o dia 9 de dezembro como o Dia Internacional contra a Corrupção.

Entre os objetivos da data pode-se citar o de alertar para os problemas que ações corruptas podem causar em escala global. Dessa forma, é preciso mobilizar recursos para ações anticorrupção, visando findar atividades criminosas.

E esse tema faz parte das preocupações e ações da Raízen. Além de ser um tema material para a companhia e de termos compromissos internos e públicos atrelados ao tema Ética e Compliance, somos uma empresa signatária ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos, aderimos ao Pacto Global da ONU e fazemos parte da Ação Coletiva da Agroindústria do Pacto Global da ONU, Rede Brasil.

Vamos conhecer um pouco mais dos nossos esforços?


Raízen: anticorrupção levada a sério

Aqui na Raízen, não medimos esforços para ter uma cultura forte de ética, integridade e anticorrupção. Confira as medidas da Raízen nesse sentido.

  • Treinamento sobre o tema
    Acreditamos que a aprendizagem acontece todos os dias na experiência do trabalho e através de ações concentradas de ensino. Ao ingressar na Raízen, os novos colaboradores passam por treinamentos online sobre o Código de Conduta e são realizadas capacitações específicas sobre práticas Anticorrupção e de Compliance Concorrencial, de acordo com a área e função dos funcionários.

    As certificações de Compliance precisam ser renovadas a cada dois anos após o primeiro contato com os temas. Estar em dia com os treinamentos é obrigatório e a falta pode ensejar, por exemplo, no bloqueio dos acessos aos sistemas da Raízen.

  • Campanhas de Ética
    Ao longo de nossos anos safra realizamos diversas companhas de comunicação que objetivam deixar em evidência nossas diretrizes anticorrupção. No ano safra 22’23 a campanha #DescomplicaCompliance vem abordando a temática de maneira leve e muito assertiva.

    Nossos mais de 40.000 colaboradores e colaboradoras, incluindo nosso time que fica fora do Brasil, por meio de canais de comunicação interna, foram e continuam sendo munidos de informações acerca do tema.

    Além disso, nossos fornecedores também são conscientizados das políticas e princípios éticos impostos pela legislação brasileira. Lançamos nesta safra 22’23 o Código de Conduta de Fornecedores que conta, inclusive, com um vídeo orientativo de boas práticas esperadas.

  • Due Diligence
    A Raízen não faz negócio com qualquer empresa ou sob circunstâncias duvidosas. Realizamos diligências frente aos terceiros com os quais pretendemos nos relacionar com o objetivo de examinar o histórico dos terceiros e entender se a empresa age conforme a lei, ética e integridade.


Raízen participa da Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria

Como já mencionado, a Raízen é uma das empresas que faz parte da Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria que é uma iniciativa do Pacto Global da ONU, Rede Brasil, que preza pelo comprometimento com as melhores práticas de prevenção e combate à corrupção no setor.

Composta por empresas do Agro que são referência no mercado, a Ação Coletiva lançou no ano de 2022 o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria que consolida os princípios éticos fundamentais, estimula as relações transparentes com o poder público e incentiva o caminhar do setor por ambientes de negócio cada vez mais íntegros.

Entre os temas abordados que são detalhados de boas práticas, destaca-se:

  • Relacionamento com o Poder Público e Instituições Internacionais;
  • Combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo;
  • Defesa da Livre Concorrência;
  • Conflito de interesses;
  • Doações e patrocínios;
  • Brindes, presentes e hospitalidades;
  • Entre outros.

Tanto o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria quanto outras informações sobre a Ação Coletiva podem ser acessados no site do Pacto Global.


A Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria e o Compromisso Público de Ética e Compliance

A Raízen possui compromissos públicos atrelados a Agenda ESG e na temática anticorrupção temos como compromissos “influenciar de maneira ativa nossos parceiros estratégicos a eliminarem os riscos de violação de valores de Ética & Compliance da Raízen” e “Ser membro atuante em grupos setoriais multi stakeholders, liderando ao menos um grupo. A fim de promover mudanças significativas em relação a combate à corrupção e maior promoção da transparência”.

Nessa linha, uma das formas de atingir o compromisso supracitado é participar da já mencionada Ação Coletiva Anticorrupção da Agroindústria, e engajar terceiros do Agro na adoção das condutas presentes no Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria. Temos como pretensão que nossa influência auxilie na eliminação de qualquer chance de violação de valores éticos.


Na Raízen a ética está na raiz de tudo

O código de conduta da Raízen é a materialização da nossa “norma maior” que norteia funcionários, fornecedores, clientes e principais públicos de relacionamento nas tomadas de decisões, que honrem os valores e princípios de negócio. E eles são inegociáveis. Por esse motivo, quem escolher por não os seguir escolherá não trabalhar conosco.

Somos comprometidos com a ética em todos os nossos negócios e esferas de relacionamentos. Esse compromisso é parte da nossa cultura, traduzida por meio da nossa RAIZ:

  • Realizamos agora olhando o futuro
  • Ampliamos o melhor de cada um
  • Incentivamos o olhar questionador
  • Zelamos por relações produtivas

E, por falar em compromissos, a Raízen tem como objetivo ser transparente em todas as etapas da sua cadeia produtiva. Do cultivo de cana-de-açúcar, seguido pela produção e venda de açúcar e etanol, passando pela cogeração de energia e pela distribuição e comercialização de combustíveis. Como costumamos dizer, do campo ao posto.

O que motiva essas ações são nossos valores: honestidade, integridade, segurança, respeito pelas pessoas e sustentabilidade. Além, é claro, da importância da confiança, do trabalho em equipe, da transparência e do profissionalismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!