Sustentabilidade

Educação corporativa para sustentabilidade: uma jornada de aprendizado constante

Conheça as iniciativas da Raízen para impulsionar a educação em sustentabilidade e o papel da liderança nesse processo.

Por: Times de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Raízen Data: 08/03/2024 Tempo de leitura: 17 Minutos

Vivemos no mundo “VUCA”, sigla em inglês para Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esse termo é utilizado para descrever o contexto atual, marcado por rápidas mudanças e dinamicidade do mercado. 

Nesse sentido, se a economia, os negócios e os produtos estão sempre evoluindo e mudando, não há por que pensar que teremos profissionais prontos para todo desafio novo.

Por isso, cada vez mais empresas apostam na educação corporativa (EC) para capacitar e qualificar equipes e lideranças em áreas prioritárias para seus negócios. Aqui na Raízen, consideramos essa agenda prioritária, principalmente quando o assunto é sustentabilidade.

Esse não é um tema que se esgota em um único workshop, doutorado ou MBA. Conectando com a nossa estratégia de negócio, a agenda de sustentabilidade torna-se um tema crucial e fonte inesgotável de aprendizados e trocas. É com muito orgulho que compartilhamos neste artigo algumas das ações da Raízen nesse sentido.

Antes de falar quais são, vale a pena apresentar um pouco sobre o tema de educação corporativa, para depois refletirmos sobre nossa jornada de educação para a sustentabilidade.  Aproveite a leitura!

 

O que é educação corporativa?

Mais que um treinamento, a educação corporativa (ou educação empresarial) é um conjunto de ações educacionais contínuas promovidas pela empresa para desenvolver competências-chave de seus negócios.              

Guiado pelas estratégias, metas e cultura da companhia, a educação corporativa abrange diferentes equipes, lideranças, além de clientes, fornecedores e demais stakeholders.

O conceito ganhou força no Brasil a partir da década de 1990, quando a globalização pressionou empresas a adotarem estratégias mais competitivas que atendessem à demanda do mercado de sociedades globalizadas e em constantes transformações.

O desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo de seus times para atender a suas estratégias passou a ser um diferencial competitivo vital. Já esse tipo de estratégia voltado para a sustentabilidade é mais recente. 

 

Por que a educação corporativa é importante?

Colocar todo mundo na mesma página para então evoluir juntos – coletiva e individualmente: esse é um dos benefícios da educação corporativa.

Quando alinhamos com a equipe conhecimentos, objetivos e cultura da empresa, a importância da EC se reflete em benefícios para a empresa e para o colaborador.

  • desenvolve habilidades e competências dos colaboradores
  • atualiza equipe em relação a novas tendências de mercado
  • gera ou mantém vantagem competitiva
  • cria espaço de diversidade, troca e colaboração entre áreas diferentes, facilitando a inovação de pensamento
  • valoriza a equipe e auxilia na retenção de talentos

 

Quando surge a educação corporativa para a sustentabilidade?

A preocupação com a sustentabilidade começa a ganhar espaço entre as empresas após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente (Eco92).

Em termos gerais, trata-se de lidar com o que foi chamado de paradoxo da sustentabilidade: o fato de que os métodos de geração de riqueza degradam os sistemas ecológicos e sociais das quais depende sua própria sobrevivência (Kurucz, Colbert e Marcus, 2013).

Desde então, busca-se uma nova rota para um desenvolvimento sustentável que segundo o relatório da ONU intitulado Our Common Future (“Nosso Futuro Comum”, em tradução livre), publicado em abril de 1987 pela Comissão Brundtland (como também é conhecida a Comissão do Meio Ambiente das Nações Unidas): "É aquilo que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades". Ou Seja: menos take-make-waste (pegar, fazer, desperdiçar) e mais economia circular (resíduos são insumos para a produção de novos produtos).

No século 21, aumenta a pressão sobre escolas de negócios para que abordem a temática da sustentabilidade em seus cursos. Em consonância com os acordos e compromissos internacionais assumidos por empresas, emerge a necessidade de aprofundar esses estudos também nos programas de educação corporativa.

 

Como implementar a Educação para a Sustentabilidade: o case da Raízen

Como empresa integrada referência global em bioenergia e com amplo portfólio de produtos renováveis, pensar em Educação para a Sustentabilidade faz parte do nosso processo de inovação, que é constante.

Hoje na Raízen, temos um universo de mais de 46 mil colaboradores, o que torna um grande desafio qualificar diferentes públicos. Para dar conta da quantidade de pessoas e unidades de negócios envolvidas, criamos a Universidade Raízen, inserida no Movimento AR (aprendizagem Raízen).

Para alavancar essa agenda de forma estratégica e que faça sentido para os colaboradores, estudamos os conteúdos e treinamentos de sustentabilidade que faltavam em nossa Universidade Raízen. Em seguida definimos a grande temática que conduziria esse conteúdo educacional e elaboramos, junto com as lideranças, treinamentos com módulos e testes desenhados para diferentes perfis de colaboradores.

Além de estar presente em treinamentos de todas as áreas de negócio, a Universidade Raízen tem também uma trilha prioritária de Sustentabilidade e ESG. Ela foi lançada em 2022 e hoje está acessível para diferentes públicos dentro da empresa. Falaremos mais dela ao final deste artigo.  

 

Como a liderança pode apoiar nessa jornada?

A liderança é fundamental na promoção da educação para a sustentabilidade. É dela que parte o exemplo e o incentivo das melhores práticas junto ao time.

Quando a liderança reconhece a importância de ações socioambientais responsáveis que se conectem com a estratégia de negócio, há um maior estímulo para o time seguir esse caminho. Assim, cria-se uma cultura de sustentabilidade que é incorporada aos colaboradores.

Tamanha é essa importância que a UNESCO e outros órgãos da sociedade civil passaram a pressionar as Escolas de Negócio a incluírem a sustentabilidade na formação de CEOs atuais e futuros das grandes companhias. Isso ajuda inclusive as empresas a alavancarem a agenda global da ONU referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na Raízen, isso é uma realidade. Cada vez mais nosso olhar vai além da conexão de sustentabilidade na estratégia do nosso negócio, visando incorporando esses atributos sustentáveis na tomada de decisão e, para isso, é fundamental o entendimento e desdobramento da liderança para com os seus times.

Além de contarmos com um CEO profundamente engajado no tema, o fato de termos uma Vice-Presidência de Estratégia e Sustentabilidade demonstra nosso compromisso com a agenda.

Essa Vice- Presidência atua de forma integrada e transversal com todos as outras áreas da companhia. Nosso objetivo, além de liderar a transição energética, essencial para alavancar a jornada de descarbonização, é ser uma empresa reconhecida por ser provedora de soluções sustentáveis, rentáveis e que geram valor ao longo da cadeia e aos nossos principais públicos de relacionamentos. E, parte dessa jornada, passa por conscientizar nossos colaboradores sobre como a agenda de sustentabilidade se conecta com nossa estratégia de negócio e é relevante em curto, médio e longo prazo da companhia.

Um bom exemplo de como a sustentabilidade se conecta com a nossa estratégia de negócio, são os nossos Compromissos Públicos. Eles foram elaborados a partir dos nossos oito temas materiais, com o objetivo de deixar claro o nosso comprometimento com o impacto positivo dos nossos negócios, operações, produtos e serviços, bem como de estimular nossos parceiros de negócio e elos da nossa cadeia de valor a evoluírem em suas ambições em sustentabilidade.

Esses compromissos se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

Capacitar e qualificar nossos colaboradores: as principais iniciativas da Raízen na jornada de educação para a sustentabilidade

Para ampliar nosso alcance entre lideranças, em 2023 lançamos o Movimento LAB ESG, parceria entre Líder LAB (nossa plataforma de educação para liderança) e o time de Sustentabilidade. São mais de duas mil lideranças da Raízen encorajadas a compreender a importância da Sustentabilidade para o nosso modelo de negócio e cultura RAIZ. 

Esse laboratório de aprendizagem promove conteúdos e informações sobre como fazemos a gestão do tema e como estruturamos a nossa Agenda ESG na companhia, debatendo as melhores formas de colocar em prática ações e projetos relacionados à sustentabilidade no seu dia a dia.  

Em paralelo, também contamos, desde 2022, com a Trilha de Sustentabilidade/ESG da Universidade Raízen, aberta a diferentes públicos.

Essa trilha é composta por dois módulos. O primeiro módulo, sobre "Sustentabilidade”, foca em aprofundar conhecimentos sobre sustentabilidade e como ela é um valor para os nossos negócios. No segundo módulo, sobre “ESG” (sigla em inglês para ambiental, social e governança), abordam-se esses aspectos como diferenciais competitivos e incorporados em nossa estratégia de negócio e na cultura RAIZ.

Alguns dos temas abordados são:

  • Mudanças climáticas e Gestão de emissões
  • Gestão agrícola e Biodiversidade
  • Gestão hídrica
  • Diversidade e Inclusão
  • Direitos humanos e Bem-estar
  • Relacionamento com comunidades
  • Ética e Governança
  • Compras sustentáveis

Todos esses temas são correlacionáveis, por isso reforçamos a importância que o time tenha essa visão integrada.

 

Outras iniciativas Raízen de educação para a sustentabilidade

Além das capacitações e treinamentos formais, a educação para a sustentabilidade acontece também por meio de iniciativas não formais, como a realização de bate-papos, trocas interativas, ações práticas, eventos, entre outros.

Como exemplo, podemos mencionar o Café com ESG e o Encontro de Sustentabilidade.

O Café com ESG é uma campanha de lives trimestrais internas, desenvolvida pelo time de Sustentabilidade em parceria com o time de Comunicação Corporativa. O intuito é aproximar a Agenda de Sustentabilidade/ESG, com a rotina dos nossos colaboradores, mostrando sua importância e como ela pode naturalmente coexistir em seus processos e rotinas diárias.

Nessa campanha, contamos com a presença de convidados internos e externos, para termos uma visão ampliada de mercado. Um exemplo, foi a live onde falamos sobre a construção de novas plantas de Etanol de 2ª Geração (E2G), onde discutimos:

  • Critérios para definir os locais das construções das plantas;
  • Critérios de negócio;
  • Condições sociais e de impacto na comunidade;
  • Disponibilidade de mão de obra local e relacionamento positivo com a cidade/município;
  • Capacidade de atendimento adequado (hospitais, hotéis, restaurantes etc.);
  • A geração de valor com fornecedores e nas comunidades por meio das obras.

Além disso, também realizamos agendas presenciais, como a live especial de divulgação da série “Humanising Energy” produzida pela BBC StoryWorks e apresentado pela World Energy Council, relatando o papel da Raízen na Transição energética a partir do episódio “Raízen - Grass that powers vehicles”.



Vale destacar que de forma inédita, realizamos pela primeira vez, nosso “Encontro de Sustentabilidade”. Esse evento interno da companhia foi realizado presencialmente em São Paulo e Piracicaba, com dois dias de evento que também foram transmitidos online para todos os colaboradores de outras unidades operacionais que não puderam estar presentes.

O objetivo trazer exemplos práticos de como os atributos de Sustentabilidade se inseriram nos negócios, se tornaram pré-requisitos e geram valor.



O encontro contou duas palestras. Na primeira, tivemos a presença do Estevan Sartoreli, CEO da Dengo, André Valente, nosso Head de Sustentabilidade e a Jade Satomi, Diretora de Performance e Excelência Supply Chain, onde abordamos  “Sustentabilidade de ponta a ponta na cadeia de valor”. Nesta palestra, detalhamos sobre cadeias de valor complexas como a cana de açúcar, cacau, café, os desafios e oportunidades que temos e boas práticas e negócios de impacto.

Na segunda palestra, tivemos como convidada externa, Helena Masullo, Head de ESG na Constelation, a nossa Vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade, Paula Kovarsky e o Diretor de Relações com Investidores, Phillipe Casale, para abordar sobre “Sustentabilidade como geração de valor”, isto é, demandas e pré-requisitos do mercado investidor e de clientes com relação aos critérios ESG, visão multistakeholder e prêmios e diferenciais competitivos da Raízen.

Também aconteceram ativações temáticas e educativas sobre os temas materiais e Compromissos Públicos Raízen na agenda de sustentabilidade.

Nesta primeira edição do evento, lançamos o SER + Sustentável, iniciativa de melhoria contínua que utiliza da metodologia Lean, que convida colaboradores a pensarem a sustentabilidade em cada atitude e atividade diária executada. Desde o lançamento, já conseguimos ter Kaizens e PDCA implementados com o viés sustentável. Essa foi uma virada de chave fundamental para fornecemos a ferramenta necessária para que os times da Raízen viabilizassem suas ideias e iniciativas relacionadas aos temas.

Como se vê, a jornada de educação para a sustentabilidade é uma jornada contínua. Nunca termina, ainda bem. Assim, seguimos juntos, aprendendo e melhorando enquanto pessoas, enquanto empresas e enquanto.

Inspire-se com as iniciativas da Raízen em prol da sustentabilidade! Visite o texto do nosso blog sobre Sustentabilidade Corporativa e conheça as ações que estamos tomando para construir um futuro mais verde.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!