Sustentabilidade Energia

Energia Solar: Guia Completo e Detalhado

A energia solar ainda é pouco presente na matriz energética brasileira. Saiba mais sobre essa fonte de energia limpa e renovável.

Por: Time de Power da Raízen Data: 20/05/2022 Tempo de leitura: 11 Minutos

Quando se fala em energia solar, muita gente pensa logo em placas fotovoltaicas enormes, obras e burocracia. Mas, ao contrário dessa ideia, o uso desse tipo de energia tem se tornado cada vez mais prático e acessível.


O que é energia solar ou energia fotovoltaica?

A energia é gerada pela luz e pelo calor do sol, que são absorvidos e transformados em energia utilizando células fotovoltaicas. Essas células compõem os painéis e as placas solares que conhecemos. Atualmente, a energia solar ou energia fotovoltaica é considerada uma das principais alternativas de energia sustentável, renovável e inesgotável.

Mesmo em dias nublados e durante a noite, a energia solar continua disponível para ser utilizada. Isso porque ela é captada durante os períodos de luz e, então, pode ser distribuída. Por isso, para quem vive em lugares de pouca incidência solar, é recomendado fazer um estudo de necessidade e consumo antes de aderir.

Além do aumento da utilização em empresas e residências, a energia solar também já ganhou usos curiosos e ainda mais inovadores. Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, a partida entre Colômbia e Grécia em Belo Horizonte foi a primeira partida da história a usar energia solar para a iluminação do estádio!

Até mesmo a mobilidade urbana pode ser revolucionada por esse tipo de energia: carros movidos a energia solar já começam a ser testados por startups internacionais. Quer conhecer mais sobre essa fonte de energia considerada inesgotável? Continue lendo. 


Toda energia solar é igual?

Não. É comum que toda a energia produzida pelo sol seja chamada apenas de energia solar, mas esse termo diz respeito a um único tipo de tecnologia. Conheça as principais tecnologias disponíveis e as diferenças entre elas:

  • Energia solar fotovoltaica ou energia fotovoltaica: usa a luz do sol para geração de energia elétrica. A luz solar é captada pelos inversores e pelos painéis solares feitos de silício. Eles então convertem a radiação solar para o uso em residências, empresas e escolas.

  • Aquecimento solar: usa placas que aproveitam o calor do sol para o aquecimento de água.

  • Energia heliotérmica: também utiliza placas de captação para aquecer a água com o calor do sol, mas nesse caso o vapor produzido pelo aquecimento é usado para mover turbinas ou acionar geradores.


Como funciona a energia solar?

Sol. Painel solar. Inversor solar. Rede elétrica. Esse é o trajeto do funcionamento da energia solar.

Quando os painéis solares captam a luz solar, há produção de energia através da movimentação dos elétrons nos módulos solares. Essa energia é direcionada para o inversor solar, responsável por convertê-la para os padrões da rede elétrica.

Para que isso aconteça de maneira eficiente, o mais recomendado é que os painéis solares recebam a luz diretamente, sem obstáculos ou sombras, durante todo o dia.

Quando esse sistema é instalado, o relógio de energia que conhecemos é trocado por um relógio bidirecional. Ele indica a produção e o consumo; assim, se o consumo for menor que a produção, é possível gerar os chamados créditos de energia. Esses, por sua vez, são a energia excedente da produção e ficam disponíveis para uso na rede elétrica.

Os créditos podem servir para obter descontos na conta de energia da unidade geradora, ou podem até mesmo ser transferidos para abater parte do consumo de outras unidades de uma mesma titularidade.

Veja o funcionamento da energia solar em uma casa na ilustração abaixo:

 

As vantagens da energia solar: uma energia limpa

Entre os principais benefícios do uso da energia solar, estão:

  • Redução de gastos com energia elétrica
  • Fácil adaptação, mesmo em regiões que não têm distribuição de energia convencional
  • Não há geração de resíduos – portanto, é uma energia limpa e sustentável
  • Tem baixa necessidade de manutenção
  • Não faz barulho
  • É sustentável e inesgotável

 

É possível usar energia solar em empresas?

Sim, mas é preciso avaliar o consumo das operações dessa empresa e quantos painéis solares serão necessários para o abastecimento. Antes de começar a gerar a própria energia, algumas adequações são necessárias, entre elas, o investimento primário da instalação dos painéis.

Além disso, é importante analisar a área ou a estrutura do telhado, para garantir que o local está preparado para receber as placas. Com tudo funcionando, a empresa já é capaz de operar com energia produzida ali mesmo.

Para as empresas que preferem não investir em sua própria estrutura, mas ainda querem consumir energia limpa e economizar, existe a solução de Geração Distribuída. Ela é uma alternativa sustentável que gera energia em usinas solares pelo Brasil e leva essa energia limpa até seu negócio. Para empresas que não possuem a estrutura para geração própria, essa opção reduz custos enquanto contribui com o meio ambiente!

A Raízen Power, por exemplo, é responsável por uma das maiores plantas de energia solar do estado de São Paulo. Com 3.800 placas solares, ela produz energia limpa suficiente para abastecer um bairro da cidade, para usos empresariais ou domiciliares, por até um ano. A energia gerada nessa planta e todas as outras que já temos, é comercializada a partir da Geração Distribuída.

 

Quer contratar nossas soluções de Geração Distribuída para sua empresa ou suporte total para criar sua própria estrutura de energia solar? Fale com a gente!

 

A Smartfit é uma das empresas que utiliza a solução de Geração Distribuída da Raízen. Cerca de 85 unidades da rede de academias localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal já são abastecidas com nossa energia solar. Além da redução de custos na conta de luz da empresa, que pode chegar até R$ 1,5 milhão, essa escolha evitará a emissão de 370 toneladas de CO2 por ano.

Tanto para empresas quanto para residências, é possível escolher entre diferentes sistemas fotovoltaicos, sendo eles: on-grid, off-grid e híbrido. Falaremos de cada um no próximo tópico.


Como funciona o uso de energia solar em residências?

Em residências, o uso de energia solar acontece de forma semelhante ao uso nas empresas, com variações de consumo. Entre os sistemas fotovoltaicos oferecidos em ambos os casos, temos:

  • On-grid: conectado à rede de distribuição pública da região, é o tipo de instalação mais comum. Dependendo da produção, a energia solar pode ser usada como complemento ou matriz principal de abastecimento de energia. Além disso, é uma forma de economizar na conta de luz.

  • Off-grid: sem conexão com a rede de distribuição pública, portanto, é o principal método de captação e geração de energia. Funciona até nos lugares mais remotos e garante máxima economia.

  • Híbrido: usa baterias e conexão com a rede para melhorar a distribuição de energia solar, mas ainda não é permitido no Brasil.

Por meio da Holu, uma startup de soluções em energia que conta com o investimento da Raízen, também é possível levar a energia solar até sua casa. Com tecnologia e inovação, eles provam que o uso desse tipo de energia, além de positivo para o planeta, pode ser descomplicado e acessível!


Energia solar no Brasil

A adesão ao sistema de energia solar pode não ser muito popular em nosso país, mas vem aumentando ano após ano. A participação do sol na matriz energética já subiu de 1,51% em 2019 para 2,63% em 2021, de acordo com relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Se nosso potencial fosse colocado em prática, o Brasil poderia produzir até 15 trilhões de megawatts por ano, se tornando um dos países com maior capacidade fotovoltaica do mundo.

A produção de energia solar impacta positivamente também em outros aspectos do nosso país. Já são mais de 190 mil empregos gerados pelo setor, com uma contribuição tributária de mais de R$ 9,6 bilhões.

Sempre aberta a todas as possibilidades de redefinir o futuro da energia, a Raízen Power integra o movimento de ampliação da energia solar por aqui. Além de termos mais de 20 plantas de energia solar espalhadas pelo Brasil, em 2021 nos unimos ao Grupo Gera e ampliamos nosso portfólio de usinas, fazendo parte do nosso plano de expansão para território nacional, levando energia solar para todos os perfis de clientes.


Quer ter em sua empresa energia 100% renovável até 20% mais barata, sem custo de instalação e sem fidelidade? Conheça as soluções da Raízen Power de Geração Distribuída.

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!