Tecnologia

Tecnologia e Inovação: Impacto nas Empresas

Entenda como a tecnologia e a inovação atuam de formas diferentes, mas juntas em prol do desenvolvimento das empresas

Por: Time #RaizenTech Data: 20/04/2023 Tempo de leitura: 20 Minutos

Sabia que tecnologia e inovação não são sinônimos? Cada uma dessas palavras tem um conceito, significado e aplicações diferentes, especialmente no dia a dia das empresas.

A seguir vamos te contar: 

- O que é tecnologia e o que é inovação?
 
- O que é inovação tecnológica?
 
- Exemplos de tecnologia e de inovação
 
- Importância da tecnologia e da inovação
 
- 5 benefícios da tecnologia e da inovação para empresas 
- Como aplicar processos de inovação numa empresa 
- Relação entre ciência, tecnologia e inovação
 
- A diferença entre tecnologia e inovação
 
- Tecnologia e inovação na Raízen
 
 

O que é tecnologia e o que é inovação?

De acordo com o dicionário, a tecnologia se refere a um conjunto de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos modernos e complexos que se relacionam a algum ofício ou atividade humana. 
 
Um exemplo de tecnologia pode ser um sistema de irrigação controlado por computador. Em vez de depender do clima, esse sistema pode ser programado e, assim, otimizar esse processo; e até mesmo garantir uma colheita melhor.
 
Já a inovação está relacionada ao desenvolvimento de algo novo. Se refere a algo fora do tradicional e parte de ideias que não tinham notabilidade. Um exemplo é o metaverso. 
 
 

E o que é inovação tecnológica?

A inovação tecnológica pode ser definida como um processo contínuo de mudança e evolução, impulsionada pelo constante avanço da tecnologia e pela necessidade de atender às demandas e expectativas do mercado e dos consumidores.
 
Ela permite aplicar novas tecnologias em produtos, processos ou serviços existentes, com o objetivo de melhorar sua eficiência, qualidade ou desempenho.
 
É possível classificar a inovação tecnológica de acordo com seu alcance e impacto. A inovação incremental, por exemplo, é aquela que introduz melhorias graduais em produtos ou processos já existentes. Já a inovação radical é aquela que traz mudanças significativas e disruptivas, criando novas oportunidades de negócio e transformando setores inteiros da economia.
 
Atualmente a inovação tecnológica é essencial para o desenvolvimento e para a expansão dos negócios.
 

Tecnologia e inovação: exemplos

 
 Alguns exemplos de tecnologias são:
 
 
● Serviços digitais de transporte, como aplicativos de mobilidade
 
● Realidade virtual
 
● Mercado online de hospedagem, como Airbnb
 
● Streaming de músicas, séries e filmes, como Spotify, Netflix e outros
 
● Aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, como WhatsApp
 
● Enciclopédia online
 
● Criptomoedas
 
Por serem diferentes, temos diferentes exemplos de inovações:
 
 
● Inovações de produto
Trazem produtos novos para o mercado, como a Smart TV e a câmera digital.
 
 
● Inovações de serviços
Oferecem serviços de um jeito diferente. Um exemplo é o delivery, que começou via telefone e hoje a maioria dos restaurantes tem seu próprio aplicativo para oferecer esse serviço.
 
 
Inovações nos processos de produção
Geralmente são provocadas objetivando diminuir custos ou otimizar a produção, um exemplo é o uso de materiais reciclados e biodegradáveis. No caso da Raízen, um exemplo pode ser a utilização dos resíduos da produção de etanol para a produção de E2G.
 
● Inovações nos modelos de negócio
Muito comum em startups. Um exemplo são empresas que não têm pontos físicos de contato com os clientes, como bancos virtuais e serviços de marketplace.
 
 
● Inovações tecnológicas
Têm o objetivo de tornar possível aos seres humanos algumas coisas que antes eram impossíveis. Um exemplo são as próteses robóticas, que captam os pulsos elétricos e possibilitam uma maior mobilidade para aqueles que as utilizam.
 
 
● Inovações logísticas
Buscam melhorar os processos de transporte de produtos; hoje existem entregas de produtos via aplicativos contratados, e até via drones.
 
 
● Inovações na área de marketing
Incluem novas formas de captar clientes, fazer publicidades, utilizar as redes sociais e demais plataformas de disseminação de conteúdo, influenciadores e novas linguagens.
 
 
● Inovações organizacionais
Ligadas a mudanças estruturais em busca de melhorar a produtividade, a qualidade e os processos em um ambiente organizacional. Alguns exemplos são softwares de gestão e chatbots de atendimento ao cliente
 
 

Qual é a importância da tecnologia e da inovação?

A tecnologia e a inovação são essenciais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo. A partir das melhorias e das novidades introduzidas é que diversas áreas da sociedade avançam, como a ciência, por exemplo.
Isso acontece porque os processos passam por melhorias e revisões. Um exemplo disso é a transformação digital: hoje já é possível ter todos os documentos de forma digital no celular, o que dispensa a burocracia de ir aos órgãos especializados retirar esses documentos.
 
 
Essas transformações estão tão intrínsecas em nossa sociedade que hoje várias pessoas leigas acompanham o lançamento de novos produtos, e não apenas aquelas que atuam como profissionais da área de tecnologia. Por exemplo, no lançamento anual de novos iPhones, muitos usuários do produto aguardam ansiosamente essa data para conhecer os produtos e adquiri-los.
 
 
A busca por inovação e utilização de novas tecnologias parte de um desejo central no contexto capitalista: o aumento da produtividade. Como efeitos diretos dessa busca temos:
 
 
● Automações
 
● Simplificação de plataformas de trabalho
 
● Integração de canais de comunicação
 
 
E como efeitos indiretos, temos:
 
 
● Chatbots
 
● Estratégias de marketing digital
 
● Estratégias omnichannel
 
Essa busca por melhorias e pelo aumento da produtividade traz como consequência um mercado mais aquecido e competitivo no contexto de crescimento da tecnologia e da inovação. Isso porque empresas de um mesmo segmento são cada vez mais estimuladas a oferecer melhores oportunidades aos seus clientes, o que fortalece a cultura de melhorias contínuas.
 
 
A inovação tecnológica contribui para que as empresas escalem e ofereçam produtos e serviços de maior qualidade com preços mais competitivos
 
 

5 benefícios da tecnologia e da inovação para as empresas

  1. Fortalecimento da cultura organizacional: a implementação de novas tecnologias fortalece a comunicação interna e a prestação de contas.

  2. Evolução na experiência do cliente: adoção de processos mais eficientes para atender e resolver problemas de clientes pode impactar positivamente a experiência do consumidor.

  3. Produtividade nos processos: a tecnologia aliada a processos internos permite executar trabalhos de forma mais otimizada e assertiva, além de garantir um histórico de informações.

  4. Se manter competitivo no mercado: isso evita estagnação e abre margem para novos negócios, além de melhorias nos já existentes.

 

Passo a passo para aplicar tecnologia e inovação nos negócios

Para a inovação acontecer, não bastam boas ideias. É preciso ter método e organização para implementar. Confira os passos:
 
 

Pesquisa

Algumas empresas têm um setor responsável por pesquisar as últimas tendências do mercado e como elas se relacionam à organização e ao segmento em que a empresa atua.
 
 
Faz parte da pesquisa mapear, criar hipóteses e validar novas sugestões de melhoria, além de propor uma análise de mercado e da concorrência para identificar oportunidades.
 
 

Pesquisa aplicada

Caso seja possível, acontece quando já existem tecnologias para testar as soluções propostas.
 
 

Desenvolvimento

Os resultados das pesquisas vão servir de base para o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços.
 
 
O desenvolvimento começa com o uso de protótipo, produto em fase de teste. Ele pode ser apresentado ao público-alvo para coleta de feedback e, assim, fazer melhorias antes do lançamento oficial.
 
 
Nessa fase é possível utilizar a metodologia de design thinking.
 
 

Engenharia

Depois de ter o protótipo e o feedback do público-alvo, começa-se a mapear quais são os recursos necessários para a execução do produto. Esses recursos incluem: materiais, fornecedores, insumos e demais itens adicionais.
 
 

Fabricação

Nessa etapa são definidos os fluxos e os processos de como a solução será apresentada aos consumidores. Esse é o momento em que o uso de softwares de modelagem de processos pode otimizar tempo e custo.
 
 

Marketing

Etapa de optar por pesquisas de marketing e/ou testes com o público-alvo do produto para medir o nível de aceitação dele.
 
 

Promoção

Momento de estruturar o lançamento do produto, uma extensão da fase de marketing. Hora de planejar e estruturar como será o lançamento, em quais canais ele acontecerá, o cronograma, quais os passos a serem seguidos após o produto ser lançado.
 
 
Algumas metodologias ágeis aplicadas ao marketing podem auxiliar nesse momento.
 
 

Evolução contínua

É necessário continuar acompanhando as métricas e resultados relacionados ao produto ou serviço desenvolvido. Assim, o processo de melhoria contínua acontece e as adaptações necessárias vão sendo aplicadas conforme as necessidades do público e o momento da empresa.


 
 

Ciência, tecnologia e inovação: entenda a relação entre os conceitos

Para produzir inovação, pensando tanto em níveis nacionais quanto empresariais, alguns fatores são necessários. Quem produz a tecnologia e a inovação que alavanca o mercado são cientistas, estudantes, trabalhadores em bom número e com tempo hábil.
 
 
Além de um bom número de pessoas envolvidas e de tempo, é preciso investimento financeiro em laboratórios, oficinas e bibliotecas. São nesses espaços em que os pesquisadores se unem para refletir sobre fenômenos naturais, processos fabris, doenças e acontecimentos que ocorrem na sociedade e encontrar soluções para os problemas acerca deles.
 
 
O Brasil ainda não ocupa um bom lugar nos rankings de países inovadores e produtores em tecnologia. Aqui, quase toda a produção científica nacional é desenvolvida por pesquisadores nas universidades e instituições públicas, que recebem pouco investimento estatal.
 
 
Em busca de uma mudança de realidade, cada vez mais as empresas nacionais têm se aliado a instituições públicas para produzir ciência e tecnologia. Um desses casos é a parceria entre Raízen, Senai e a Universidade de São Paulo para o desenvolvimento da tecnologia de produção do combustível renovável e limpo, o hidrogênio verde.
 
 
 

Tecnologia e inovação na Raízen

Na Raízen, a busca por inovação incremental e disruptiva faz parte do dia a dia das equipes. Cada uma delas é estimulada a trabalhar agora, visando redefinir o futuro.
 
 
Nossa busca por inovações leva em consideração questões relacionadas à eficiência energética e ao máximo aproveitamento da nossa matéria-prima e dos recursos naturais.
 
 
Aqui, investimos em novas tecnologias para melhoria de processos, para pesquisa e para desenvolvimento de produtos e serviços. Além disso, essas tecnologias nos ajudam na antecipação de tendências do mercado e na busca contínua pela circularidade na cadeia produtiva e nos negócios.
 
 
 

Tecnologias avançadas

O modelo de negócios da Raízen é composto por três pilares: ecossistema integrado, tecnologias avançadas e cultura sólida.
Com as tecnologias avançadas conseguimos impulsionar a inovação e administrar os negócios com mais eficiência, potencializando novas oportunidades de crescimento.
 
 
Do campo ao posto, desenvolvemos uma série de tecnologias para aplicar ao nosso portfólio. Com isso, ampliamos nossa capacidade de análise de dados e inteligência para tomadas de decisão.
 
 
 

Tecnologias no campo

Contamos com tecnologia de ponta para mapear os cerca de 1,3 milhão de hectares de terra cultivada, analisar a produtividade das plantações e otimizar as rotas.
 
 
Por meio de algoritmos proprietários, nossa Central de Integração Agroindustrial (CIA) monitora a plantação em tempo real e, com base em dados e Inteligência Artificial, orienta para que nossos custos com corte, carregamento e transporte sejam 35% menor que a média do mercado.
 
 
Além disso, com o auxílio de drones e leitores de solo conseguimos identificar eventuais infestações de plantas daninhas ou pragas, e agir de forma certeira no controle, já que temos sua localização georreferenciada. O uso desses equipamentos nos permite ainda modelar o terreno para estabelecer o melhor projeto possível de conservação do solo.
 
 
 

Tecnologia na indústria

Na indústria, a tecnologia permite o acompanhamento eficiente de processos e a geração de relatórios. A partir disso, podemos sempre pensar em inovações para a melhoria contínua.
 
 
Coletamos, padronizamos e contextualizamos mais de 20 mil variáveis operacionais em tempo real. Todos os dados são centralizados em sistema e acompanhados por meio de telas de gestão dos processos.
 
 
A partir de ferramentas conectadas, conseguimos visualizar e interpretar indicadores de produção de forma mais precisa.
A tecnologia simula o comportamento da planta a partir de modelos matemáticos, permitindo prever ações para otimizar a operação, considerando aspectos econômicos, técnicos e de segurança e qualidade.
 
 
 

Tecnologia no portfólio de renováveis: Etanol de Segunda Geração (E2G)

Nosso etanol de segunda geração (E2G) é outro exemplo de inovação com tecnologia avançada. Após a otimização feita ao longo de anos, hoje o E2G opera com alta eficiência em escala comercial.
 
 
Detemos as patentes da tecnologia E2G e dos nossos equipamentos críticos de pré-tratamento, garantindo sua escalabilidade de forma modular. Além disso, temos o direito de exclusividade para aplicação sobre qualquer biomassa no Brasil e biomassa de cana-de-açúcar mundialmente.
 
 
 

Tecnologia nas estradas

Diante dos desafios geográficos que a operação nacional impõe, a inteligência artificial aparece como uma tecnologia aliada para o controle e segurança da frota.
 
 
Nossa Central de Controle Operacional (CCO) recebe informações de câmeras de monitoramento, dotadas de Inteligência Artificial, sensores de fadiga, rastreadores, entre outros aparelhos. Isso possibilita a adoção de ações corretivas, preventivas e preditivas.
 
 
Na identificação de comportamento de risco durante a condução, por exemplo, são disparados alertas sonoros automaticamente na cabine do veículo, a fim de conscientizar o condutor sobre a importância da atenção à direção.
 
 
 

Tecnologia na raiz do negócio: nosso hub de inovação

Na Raízen, a busca por soluções e novas tecnologias é constante. Essa vocação nos levou a criar, em 2017, o Pulse, hub de inovação aberta da Raízen.
 
 
E o que é inovação aberta? É um modelo colaborativo de inovação que envolve a participação de diferentes negócios, organizações e pessoas para criar novas ideias e soluções. Dessa forma, empresas podem acessar novas tecnologias de forma mais rápida e eficiente, além de estimular parcerias e oportunidades de negócios.
 
 
Já a inovação fechada segue um modelo mais tradicional, em que a empresa desenvolve soluções internamente. Assim, esse negócio tende a ser mais protetor, valorizando o sigilo e a preservação de sua propriedade intelectual.
 
 
Como hub de inovação aberta, o Pulse trabalha junto a startups que atuam nas mais diversas áreas de negócio, como o agronegócio, logística, recursos humanos, indústria, entre outras, para levar soluções aos processos da Raízen. Em 5 anos de atuação, o hub já conta com mais de 1.000 startups em sua base de dados, sendo 58 startups parceiras.
 
 
Entre as tecnologias presentes no nosso hub, temos:
 
 
● Inteligência artificial
 
● Telemetria de máquinas
 
● Digitalização de processos
 
● Aplicações e diagnósticos aéreos
 
● Monitoramento do solo, da produtividade e de pragas
 
 
Ao longo de cinco anos de atuação, o Pulse Hub tornou-se referência em inovação aberta no Brasil, sendo uma importante engrenagem para viabilizar a oxigenação de ideias e práticas que enriquecem o agronegócio e as demais frentes operacionais, como logística, indústria e varejo.

 
 
Sabia que existem empresas de inovação e tecnologia especializadas no agronegócio? São as agtechs, conheça um pouco mais sobre elas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Conheça a Raízen

Para garantir a energia que move o mundo, temos um ecossistema integrado e
único de atuação: desde a produção e venda de energia renovável e açúcar a partir
da cana-de-açúcar, levando também essa energia para diversos cantos no mundo.

Cadastre seu e-mail para ficar por dentro das últimas novidades.

Ao se inscrever você concorda com a política de prívacidade. E-mail cadastrado com sucesso!