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Formas de
gestão e
indicadores
Página
Omissões
Razões para
omissões
Verificação
externa
CATEGORIA: SOCIAL
SUBCATEGORIA: PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE
ASPECTO MATERIAL: IGUALDADE DE REMUNERAÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENS
G4-DMA
30 e 31:
Informações presentes no capítulo 2 – “Gestão de pessoas”
G4-LA13
Na safra de 2014/2015, os salários pagos a mulheres foram, em média, 87% do valor dos salários
pagos a homens. Na categoria operacional, o salário das mulheres superou o dos homens, sendo
101% de seu valor, enquanto a remuneração de mulheres nos cargos de diretoria representou 52% da
remuneração de homens. Foram levadas em consideração, para o seguinte indicador, todas as usinas,
escritórios administrativos, terminais e aeroportos.
Razão matemática entre salários e
remunerações de mulheres e homens,
por categoria funcional
Salários – safra
2014/2015
Remunerações –
safra 2014/2015
Aprendiz
1
-
-
Operação
101%
98%
Produção
73%
72%
Administrativo
72%
70%
Coordenação/supervisão
95%
93%
Gerência
93%
95%
Diretoria
84%
52%
Vice-presidência
90%
96%
Presidência
1
-
-
1
Os dados para essas categorias não estão disponíveis por não haver mulheres ocupando esses cargos.
ASPECTO MATERIAL: AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES EM PRÁTICAS TRABALHISTAS
G4-DMA
38, 40, 41 e 42:
Informações presentes no capítulo 3, subcapítulo 1 – “Responsabilidade pela cadeia
de fornecedores”
G4-LA14
38, 40 e 42:
Informações presentes no capítulo 3, subcapítulo 1 – “Responsabilidade pela cadeia de
fornecedores” e a seguir: O termo de cláusulas e condições gerais abrange critérios relativos a práticas
trabalhistas e direitos humanos.
√
G4-LA15
40, 41, 42 e 43:
Informações presentes no capítulo 3, subcapítulo 1 – “Responsabilidade pela cadeia
de fornecedores” e a seguir:
Em relação aos fornecedores de Logística, Distribuição e
Trading
(LD&T), a ausência de gestão
adequada nas jornadas de trabalho dos motoristas pode afetar sua rotina e prejudicar a vida deles e
de outras pessoas. Jornadas abusivas podem comprometer sua capacidade de raciocínio e direção,
sendo potencial fonte de acidentes. Por lei, todos os motoristas devem utilizar-se de equipamentos de
proteção individual (EPIs), visando atender a seus direitos e garantir sua segurança. Caso o motorista
não tenha recebido adequadamente o EPI, sua atividade pode tornar-se insegura. Essa questão é
analisada nas auditorias anuais, para verificar a utilização correta dos itens por esse público.
Em relação a Suprimentos, na safra de 2014/2015, foram avaliados 1.692 fornecedores. Para
evitar riscos relacionados a práticas trabalhistas e direitos humanos, comparava-se toda a base de
fornecedores cadastrados com a lista divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até a
lista ser suspensa. No encerramento da safra (abril de 2015), Suprimentos tinha 5.821 fornecedores,
entre pessoa física e pessoa jurídica, ativos no SAP, os quais eram confrontados com a lista do MTE.
√
SUBCATEGORIA: DIREITOS HUMANOS
ASPECTO MATERIAL: AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES EM DIREITOS HUMANOS
G4-DMA
38, 40, 41 e 42:
Informações presentes no capítulo 3, subcapítulo 1 – “Responsabilidade pela cadeia
de fornecedores”
G4-HR10
38, 40 e 42:
Informações presentes no capítulo 3, subcapítulo 1 – “Responsabilidade pela cadeia de
fornecedores” e a seguir: O termo de cláusulas e condições gerais abrange critérios relativos a práticas
trabalhistas e direitos humanos.
√
G4-HR11
40, 41, 42 e 43:
Informações presentes no capítulo 3, subcapítulo 1 – “Responsabilidade pela cadeia
de fornecedores”. As informações presentes no indicador LA15 se aplicam também ao indicador HR11.
√
ASPECTO MATERIAL: MECANISMOS DE QUEIXAS E RECLAMAÇÕES RELACIONADAS A DIREITOS HUMANOS
G4-DMA
55:
Informações presentes no capítulo 4, subcapítulo 1 – "Interesse por todos"